Números de túmulos exumados em Formiga podem chegar a 242

Nesta segunda-feira, o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Alves, esteve na Câmara para esclarecer os procedimentos de exumação de túmulos

Números de túmulos exumados em Formiga podem chegar a 242
O secretário Anuar Teodoro Alves na Câmara Municipal




Caso sejam cumpridos os 9 editais divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, Formiga pode chegar a ter, desde o ano de 2021, na atual administração, 242 túmulos exumados. Conforme apurou “O Pergaminho”, até o momento, 149 já passaram pelo processo de desocupação. Esse aumento foi por causa da pandemia da Covid-19, que chegou a ter sete óbitos em um só dia. Atualmente, segundo boletim epidemiológico, Formiga está com 333 óbitos pela Covid-19.

Nesta segunda-feira, dia 15, o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro Alves, esteve na Câmara e prestou esclarecimentos acerca dos procedimentos adotados para a exumação de túmulos no Cemitério Parque da Saudade.

Algumas famílias reclamaram da desativação de sete túmulos no Parque da Saudade. Segundo o secretário Anuar, seis desses casos já foram arquivados pelo Ministério Público, por terem sido considerados improcedentes. Ele contou que, em resposta ao problema das exumações e desativações de túmulos, está sendo planejada a construção de 100 novos jazigos, visando evitar novas desocupações. “Esse é um passo crucial para mitigar as preocupações dos cidadãos e garantir a disponibilidade de espaços para sepultamento”, afirmou.

Durante a reunião, a vereadora Joice Alvarenga/PT sugeriu a construção de mais 20 túmulos para reparar os danos causados pela desativação dos jazigos e propôs uma nova normatização para regulamentar as exumações, garantindo que tais procedimentos não prejudiquem os cidadãos formiguenses. “Sua sugestão reflete a preocupação com o bem-estar das famílias afetadas e o respeito à memória de seus entes queridos. A discussão na Câmara Municipal evidencia o comprometimento das autoridades locais em lidar de forma responsável e sensível com questões relacionadas ao cemitério e aos direitos das famílias enlutadas. A busca por soluções adequadas e o diálogo aberto entre os poderes públicos e a comunidade são essenciais para garantir um tratamento digno aos cidadãos, mesmo em momentos de dor e luto”, divulgou a Câmara.

Os túmulos do Cemitério Parque da Saudade têm passado por exumações periodicamente