OAB Minas inova com projeto das Salas Inteligentes
Primeira sala de Minas Gerais foi instalada em Formiga, no prédio da Justiça do Trabalho

A OAB-MG, por meio da Diretoria de Apoio às Subseções, dá mais um passo em direção à modernidade e otimização dos serviços prestados à advocacia com a implementação do projeto das Salas Inteligentes. As instalações e os atendimentos oferecidos prometem revolucionar a forma como os serviços jurídicos serão prestados, de maneira mais eficiente e moderna.
As Salas Inteligentes serão disponibilizadas em fóruns e delegacias. O funcionamento dos espaços é feito de maneira remota, totalmente automatizada, reduzindo as despesas para manutenção das unidades da OAB. Para o idealizador do projeto e diretor de apoio às Subseções, Álvaro Guilherme Ribeiro Matos, "as Salas Inteligentes da OAB são um projeto inovador que busca integrar a advocacia de Minas ao que há de mais avançado e tecnológico no mundo jurídico. É a OAB inovando, incluindo e avançando".
Duas Salas Inteligentes foram implementadas em Minas até o momento. A primeira foi instalada no prédio da Justiça do Trabalho, em Formiga, em setembro do ano passado. Ela recebeu o nome de Sala dos Advogados 'DR. José Mozar Arantes'. O presidente da OAB local, Aécio Carlos Coutinho Pereira, ressaltou que "a experiência está sendo excelente, a sala está funcionando muito bem e atendeu às nossas expectativas. Os advogados relatam que estão satisfeitos. Com certeza melhorou o trabalho não só para os profissionais de Formiga, mas também para profissionais de outros 19 municípios que fazem parte da circunscrição judiciária das varas do Trabalho. Todos que precisarem e quiserem utilizar as dependências e serviços são bem-vindos".
Em abril deste ano, Varginha recebeu a segunda Sala Inteligente nas dependências da Polícia Federal. O presidente da OAB Varginha, Alexandre Prado, afirmou que a implementação trouxe diversos benefícios para o cumprimento das demandas da advocacia. Para ele é necessário inovar e buscar formas de otimizar o uso dos recursos disponíveis. "É fundamental que os profissionais da advocacia tenham acesso ao suporte necessário para lidar com as demandas de sua atividade e a Sala Inteligente se mostra muito útil nesse sentido", disse.
Para acessar a sala é preciso uma senha, que será disponibilizada pela subseção. O local contará com sistema eletrônico de segurança, com fechadura eletrônica, câmeras de vigilância e telefone, tudo interligado às subseções. Após a entrada todos os serviços ficam à disposição dos advogados. As imagens das câmeras de monitoramento serão transmitidas às subseções, garantindo segurança e proteção aos inscritos e colaboradores.
Ao aderir ao projeto, as subseções contribuem para o progresso e modernização do Sistema OAB, garantindo a melhoria, facilidade e agilidade do atendimento à advocacia. A expectativa é de que as Salas Inteligentes sejam implantadas em todo o estado.