Pai

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Pai




Pai, 3 letras apenas, mas de um significado enorme, profundo e de muito valor! Pode ser P de Proteção, A de amor, I de inspiração... Ou paixão, amizade e importante.  Infinitamente preenchido com vários substantivos,  inúmeras qualidades...

 A figura paterna é extremamente importante na vida do ser humano. O pai inspira defesa, força, coragem e determinação. Como é bom afirmar: eu tenho pai! Seja ele simples ou graduado, novo ou de cabelos grisalhos, rico ou humilde, herói ou despercebido, ele é sem dúvida o líder da família. Aquele que decide, resolve, coloca o ponto final. Afirmando sua responsabilidade perante a família.

E sobre esta pessoa importante na vida da criança, do adolescente, jovem e também do adulto, a literatura faz trovas, versos, contos, crônicas e romances... Descreve nas entrelinhas da prosa, nas rimas da poesia, a convivência, a imagem o tributo de ser pai.

E na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Sócrates Bezerra de Menezes” conserva –se um acervo diversificado, rico, histórico ou contemporâneo que define e ostenta a imagem do pai. Acervo este, que ao ser lido, pode influenciar na relação entre pai e filho, melhorá-la, enriquecê-la, gerar orgulho dele, honrar a trajetória do descendente, quando outros afirmarem, ele é igual ao pai, um vencedor! Ou ainda despertar boas lembranças, porque ele já se foi... E aí a emoção floresce...

Comemorar o “Dia dos Pais” com literatura: lendo um trecho literário, declamando um poema, presenteando com um livro, é suavizar, alegrar, adoçar a comemoração, pois as palavras têm poder. Provocam mudança! Acendem a sabedoria! Despertam sentimentos!