Pessoas com autismo terão RGs com indicação do transtorno em Formiga

Iniciativa é resultado de parceria entre o Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem e a Polícia Civil de Minas Gerais

Pessoas com autismo terão RGs com indicação do transtorno em Formiga
As representantes do Cemap, Lorena Lima e Débora Bessas, com o delegado regional Danilo César Bicalho




Em Formiga, as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) passarão a contar com carteiras de identidade (RG) com indicação de autismo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio do Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap), e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
Conforme divulgou a Polícia Civil, a emissão das carteiras deverá começar no próximo mês e essa iniciativa visa a proporcionar, às pessoas com TEA, atenção especializada e prioridade no acesso a diversos serviços.
“Além da identificação da deficiência, o novo RG permitirá incluir diversas outras informações, como números do RG, NIS, PIS ou Pasep, Cartão do SUS, título de eleitor, documento de identidade profissional, Carteira Nacional de Habilitação, certificado militar, tipo de sangue e fator RH e nome social. Para as pessoas com TEA, o símbolo adotado é o do cérebro, representando a natureza neurodesenvolvimental do autismo. No entanto, é importante ressaltar que a inclusão da informação sobre a deficiência no RG não é obrigatória e pode ser solicitada ou omitida a qualquer momento”, informou a polícia.
De acordo com ela, para agilizar o processo de emissão dos documentos de identificação, a Delegacia Regional de Polícia Civil em Formiga disponibilizará agendamentos prioritários aos estudantes com TEA, com a participação de um professor especializado. Durante o mês de setembro, horários serão reservados no período da tarde para a realização do serviço.

Cemap
Criado em 2007, o Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem foi concebido com o propósito de oferecer educação especializada a alunos com deficiências, transtornos do espectro autista e/ou altas habilidades/superdotação. Atualmente, o Cemap atende a 260 alunos.

O que é o autismo

O TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico que se apresenta de diferentes formas. De uma maneira geral, ele afeta a linguagem, comunicação, interação social e o comportamento social. Pessoas dentro do espectro podem apresentar padrões de comportamento repetitivos, interesses fixos e hiperfoco, hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais, entre outros.
Os primeiros sinais de autismo podem ser percebidos logo nos primeiros meses de vida e o diagnóstico pode ser estabelecido por volta dos dois a três anos de idade. Pessoas com autismo podem manter pouco contato visual ao conversar, apresentar dificuldade de interagir e se interessar excessivamente por temas específicos.
O mês de abril é marcado pela conscientização do autismo. Em 2008, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). A data foi criada a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma em torno da condição. Ela permite, ainda, que cada indivíduo seja respeitado e tratado como um membro de valor da sociedade.
O Transtorno do Espectro Autista atinge pessoas de todas as etnias e classes sociais, mas as do sexo masculino representam 80% dos casos diagnosticados, por isso tem a cor simbólica azul.

Família Formiga Azul representa autistas em Formiga

A Família Formiga Azul é um movimento a favor das pessoas com TEA em Formiga. Ela é composta por pais, familiares e profissionais que trabalham com pessoas autistas. O grupo tem como objetivo promover um espaço onde todos possam compartilhar seus sentimentos, experiências e vivências, ampliando a rede de informações sobre o TEA.
Recentemente, o movimento se tornou uma associação e agora é chamada de Associação de Autismo e Deficiência Intelectual.

A Família Formiga Azul recentemente se tornou uma associação