Pitadas do Pergaminho
Praça Ione Maria
A Câmara Municipal de Formiga aprovou nesta semana, durante reunião ordinária da Casa, o Projeto de Lei 765/2024, de autoria do vereador Luciano do Gás, que denomina uma praça no Bairro Cidade Nova. O logradouro passará a se chamar Praça Ione Maria Nunes Machado. Segundo a Câmara, a homenagem visa a perpetuar a memória de Ione, figura conhecida e respeitada naquela região, sendo ainda um reconhecimento público de sua importância na história local.
Recursos para a Educação
Também foi aprovado pela Câmara o Projeto de Lei 769/2024, que autoriza a Prefeitura a abrir crédito suplementar no valor de R$ 2.113.267,43. Esses recursos, provenientes de excesso de arrecadação, serão destinados à Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com o objetivo específico de garantir a folha de pagamento dos servidores do magistério. A medida foi considerada essencial para a manutenção da qualidade do ensino no município, assegurando a remuneração adequada dos profissionais da Educação.
Candidatura Única
Três cidades no Centro-Oeste de Minas, de um total de 41 no estado, têm apenas um candidato à prefeitura nas eleições municipais deste ano. Papagaios, São Gonçalo do Pará e Estrela do Indaiá estão nesta situação, segundo dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A informação é do portal “Santana FM”. No Brasil todo, o número de cidades com candidaturas únicas quase dobrou de 2020 para 2024: de 108 para 214. É o maior número de candidaturas únicas das últimas sete eleições, quando começou essa série história, no ano 2000.
Alistamento Feminino - I
Deu no “g1” que o governo federal publicou nessa quarta-feira, 28, um decreto com regras para o alistamento militar feminino voluntário no Brasil. Hoje, as Forças Armadas só recebem mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e oficiais. São cargos de nível superior, como médicas, engenheiras e coordenadoras de tráfego aéreo. O alistamento aos 18 anos, no entanto, ainda é restrito aos homens – convocados ou voluntários. As novas regras permitem que mulheres também se voluntariem nessa idade.
Alistamento Feminino - II
A regulamentação, assinada pelo presidente Lula e pelo ministro da Defesa, José Múcio, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta. Pelo decreto, o serviço militar feminino será para as mulheres que se apresentarem voluntariamente para o recrutamento, que compreende as etapas de alistamento, seleção e incorporação. O alistamento vai ocorrer no período de janeiro a junho do ano em que a mulher voluntária completar 18 anos.
Alistamento Feminino - III
A cada ano, caberá ao comando das Forças Armadas definir a lista de "municípios tributários" – ou seja, aqueles em que há alistamento inicial aos 18 anos. De acordo com o decreto, a seleção das mulheres será realizada dentro do que determina a lei que regulamentou o serviço militar brasileiro. Os critérios para seleção das voluntárias serão físico, cultural, psicológico e moral.
A do dia
Como você chama o monstro mais inteligente de todos?
- FrankEinstein