Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Vacina contra a Polio - I

A vacina oral poliomielite (VOP, na sigla em inglês), será oficialmente aposentada no Brasil em menos de dois meses, segundo noticiou a “Agência Brasil”. Popularmente conhecida como gotinha, a dose será substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP, na sigla em inglês), aplicada no formato injetável. De acordo com a representante do Comitê Materno-Infantil da Sociedade Brasileira de Infectologia, Ana Frota, a previsão é de que a retirada da VOP em todo o país ocorra até 4 de novembro.

 

Vacina contra a Polio - II

Ao participar da 26ª Jornada Nacional de Imunizações, no Recife, Ana lembrou que a VOP contém o vírus enfraquecido e que, quando utilizada em meio a condições sanitárias ruins, pode levar a casos de pólio derivados da vacina, considerados menos comuns que as infecções por poliovírus selvagem. “Mas, quando se vacina o mundo inteiro [com a VOP], você tem muitos casos. E quando eles começam a ser mais frequentes que a doença em si, é a hora em que as autoridades públicas precisam agir”.

 

Vacina contra a Polio - III

A substituição da dose oral pela injetável no Brasil tem o aval da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Nos parece bem lógica a troca das vacinas”, avalia Ana, ao citar que, a partir de agora, a orientação é que a VOP seja utilizada apenas para controle de surtos, conforme ocorre na Faixa de Gaza, no Oriente Médio. A região notificou quatro casos de paralisia flácida - dois descartados para pólio, um confirmado e um que segue em investigação.

 

Vacina contra a Polio - IV

Em 2023, o Ministério da Saúde informou que passaria a adotar exclusivamente a VIP no reforço aplicado aos 15 meses de idade, até então feito na forma oral. A dose injetável já vinha sendo aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Já a dose de reforço contra a pólio, antes aplicada aos 4 anos, segundo a pasta, não será mais necessária, já que o esquema vacinal com quatro doses vai garantir proteção contra a pólio. A atualização considerou critérios epidemiológicos, evidências relacionadas à vacina e recomendações internacionais sobre o tema.

 

Carteira de Identidade Nacional

 "A nova Carteira de Identidade Nacional já foi emitida para cerca de 13 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A informação é do portal “R7 / Jornal da Record”. O documento tem o número do CPF como registro geral, único e válido para todo o país. Até o momento, a CIN é emitida em 25 estados e no Distrito Federal. Somente Roraima ainda não expede o documento. Atualmente, Minas Gerais lidera com o maior número de emissões do novo documento".

 

IR 2024 - I

Mais de 600 mil declarações do IR 2024 caíram na malha fina. O número representa 2,5% do total de declarações com direito a restituição (27,1 milhões). De acordo com o portal “R7 / Jornal da Record”, ao todo, foram entregues 45,2 milhões de declarações neste ano — mas o contribuinte pode corrigir a declaração ou comprovar as informações declaradas por meio do site da Receita Federal".

 

IR 2024 – II

O cálculo foi feito com base nos números das restituições liberadas pela Receita Federal nos cinco lotes, já que 60% do total de declarações entregues têm imposto a restituir. O índice de documentos retidos pode ser o menor da série histórica. As documentações com inconsistências têm diminuído ao longo dos anos, segundo a Receita. No ano passado, foram retidas em malha 1,3 milhão de restituições com alguma pendência. A estimativa da Receita era que neste ano menos de 2% das declarações enviadas ficassem retidas.

 

IR 2024 – III

Nessa segunda-feira, 23, foi aberta a consulta ao quinto e último lote de restituição. Com esse lote, a Receita conclui o pagamento das restituições que não apresentaram inconsistência.

 

A do Dia

O gaúcho chega para o português, dizendo:

- Manoel, eu nasci em Pelotas e não tenho vergonha de dizer. E você?

- Olha, eu entendo o seu problema... Mas eu nasci inteiro!