Pitadas do Pergaminho
Golpe da Cemig - I
Deu no portal “O Tempo”: Golpistas em Minas Gerais têm usado o nome da Cemig para enganar clientes que desejam trocar a titularidade das contas de luz. O golpe é on-line, e os criminosos estão cobrando R$ 215 pelo serviço que é totalmente gratuito. O site falso é o reduzirsuaconta.com. Ao digitar "troca de titularidade" no Google, ele é o primeiro que aparece.
Golpe da Cemig - II
Na primeira página, o usuário já tem a promessa de "alterar seu contrato de luz em apenas 2 minutos". Para seguir com a solicitação, o site pede dados pessoais do solicitante e do imóvel, como documentos que comprovem o uso da casa, endereço e uma foto da carteira de identidade. Para finalizar o pedido, o cliente também precisa assinar o documento digital e pagar uma taxa de R$ 215.
Golpe da Cemig - III
Mesmo com indícios de que seja real, o link do site falso não é verificado. Este tipo de serviço é prestado de maneira totalmente gratuita, apenas pela Cemig, no endereço oficial da companhia: cemig.com.br. Segundo “O Tempo”, a companhia elétrica informou que "não possui nenhuma parceria e nem autorizou empresas que se apresentam como facilitadores de serviços, como o site reduzirsuaconta.com".
Golpe da Cemig - IV
A Cemig lançou a campanha “Se Liga! Quem tá ligado na Cemig, fica longe dos Golpes”, que tem o objetivo de orientar clientes e protegê-los de golpes. Entre as recomendações da companhia, estão: se for buscar pela Cemig no Google ou qualquer outro buscador, confira se o endereço em que você está clicando é o cemig.com.br, que é o site oficial da Cemig; não clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, SMS ou qualquer rede social que não sejam os canais oficiais da Cemig; antes de confirmar o pagamento da sua conta de luz, confira se o destinatário é a Cemig Distribuição S.A.
RAIVA - I
O Dia Mundial Contra a Raiva, celebrado em 28 de setembro, traz boas notícias para os mineiros. Já no primeiro semestre de 2024, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), registrou aumento no número de declarações de vacinação contra a raiva nas espécies de bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos. A divulgação foi feita nessa quinta-feira pelo Governo do Estado.
RAIVA - II
O estado de Minas Gerais, que possui um dos maiores rebanhos bovinos do país, alcançou mais de 4,5 milhões de bovinos e bubalinos declarados como vacinados contra a raiva, um aumento de 14% em comparação ao mesmo período de 2023. Além disso, foram declarados 58.505 equídeos vacinados, representando um crescimento de quase 20%. As espécies caprinos e ovinos, também susceptíveis à raiva, tiveram 28.904 declarações de vacinação informadas ao IMA, em 2024.
RAIVA - III
A raiva é uma zoonose, doença que pode ser transmitida de animais para humanos, sendo fatal para os animais. A vacinação é a principal forma de prevenção. O aumento nos índices de imunização é resultado de campanhas de conscientização, intensificação das ações de defesa animal e melhorias nos canais de comunicação com os produtores rurais. O IMA também reforça a importância de os produtores, após efetuarem a vacinação dos animais, realizarem a declaração das vacinações ao órgão, prática fundamental para o controle sanitário e monitoramento do rebanho mineiro.
A DO DIA
Um bêbado foi fazer alguns exames médicos.
Terminada a primeira etapa, o doutor, preocupado com o estado do paciente, pergunta:
— O senhor bebe?
E o homem sem pensar duas vezes:
— Pode colocar duas doses!