Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Mpox - I

Apenas um ano e seis meses após o fim da “emergência global” por causa da Covid-19, uma nova doença em expansão levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar “emergência sanitária global”. Desta vez, o que assusta é a Mpox.

 

Mpox – II

A Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é uma doença causada pelo vírus Mpox (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral (circula entre animais), que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com pessoa infectada, materiais contaminados e animais infectados pelo vírus Mpox.

 

Mpox - III

Se você teve contato próximo com um caso suspeito ou confirmado de mpox, procure uma unidade de saúde para avaliação. Se possível, isole-se, evite contato próximo com outras pessoas e siga as orientações médicas. Os principais sintomas da Mpox são febre, lesões cutâneas (erupções na pele), ínguas (inchaço de linfonodos), dor de cabeça, decaimento e calafrio.

 

Mpox – IV

O Brasil registrou, ao longo de 2024, 1.578 casos confirmados de Mpox. O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabiliza ainda 60 casos prováveis e 434 casos suspeitos da doença no país. A maioria das infecções se concentra na faixa etária dos 30 aos 39 anos (751 casos), seguida pelos grupos de 18 a 29 anos (496 casos) e de 40 a 49 anos (275 casos). Os homens respondem por 81% dos casos confirmados, sendo que 70% declararam ter relações sexuais com homens.

 

Mpox - V

Outro recorte divulgado pelo painel de monitoramento do ministério é o de raça e cor. Os dados mostram que 46% dos casos de Mpox no Brasil se concentram entre brancos; 29%, entre pardos; e 11%, entre pretos. O Sudeste lidera o ranking de regiões com mais infecções, com 1.269 casos. Em seguida estão Nordeste (137), Centro-Oeste (97), Norte (712) e Sul (61). Entre os estados, São Paulo e Rio de Janeiro aparecem na frente, com 866 e 320 casos, respectivamente.

 

Mpox - VI

O Brasil registrou, ao longo de 2024, 1.578 casos confirmados de Mpox. O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabiliza ainda 60 casos prováveis e 434 casos suspeitos da doença no país.

 

Mpox - VII

A maioria das infecções se concentra na faixa etária dos 30 aos 39 anos (751 casos), seguida pelos grupos de 18 a 29 anos (496 casos) e de 40 a 49 anos (275 casos). Os homens respondem por 81% dos casos confirmados, sendo que 70% declararam ter relações sexuais com homens.

 

Mpox - VIII

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou para a próxima sexta-feira (22) uma reunião do comitê de emergência para reavaliar o cenário de Mpox no mundo. Em agosto, o mesmo comitê declarou a doença como emergência em saúde pública de importância internacional.

 

A do dia

_ Mamãe, por que o divórcio é tão caro...?

_ Essa é fácil, filhinha... é porque vale cada centavo... kkk...

_ Credo, mãe...