Poesia formiguense embala pão na Bahia

Assinante encontrou poesia em embalagem em um supermercado de Santa Cruz Cabrália

Poesia formiguense embala pão na Bahia
A embalagem de pão com a poesia formiguense foi guardada na Bahia como relíquia que representa boas lembranças da Cidade das Areias Brancas




“Sexta-feira à tarde, fui ao supermercado Cambuí em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, comprar pão. No sábado pela manhã, que grata surpresa! A poesia de Rosilene Costa, que participou do “Coletivo de Rua de Formiga”, impressa no saquinho que embalava aquele delicioso alimento. É uma grata surpresa deparar com obras de formiguenses por este Brasil afora. Um abraço a todos.”. Foi essa a mensagem que o assinante Lourenço Rabelo enviou à redação acompanhada de duas fotos, uma da embalagem do pão e outra do Supermercado Cambuí, que fica em Santa Cruz Cabrália, cidade no Sul da Bahia.
Rosilene foi selecionada para fazer parte do projeto “Eu amo pão”, que está em sua 28ª edição. O objetivo do projeto é incentivar a leitura e a escrita por meio de embalagens de pães e quitandas que são distribuídas em supermercados e padarias por todo o Brasil.

Supermercado Cambuí, em Santa Cruz Cabrália, no Sul da Bahia, que está embalando pães com poesia formiguense

Quem é Rosilene Costa

Maria Rosilene Costa é poeta, ocupa a cadeira 5 da Academia Formiguense de Letras, é membro do Clube Literário Marconi Montoli e faz parte do movimento Coletivo Poesia de Rua e da Liga dos Escritores, Poetas e Artistas de Rua de Formiga - Lepra. Tem vários trabalhos publicados e é autora de “Juca - Mansos relatos de uma vida”, em parceria com sua irmã Maria Solange C. Fonseca. É graduada em pedagogia pela UFMG e pós-graduada em psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Cândido Mendes. Ela tem 59 anos e é mãe de dois filhos. Atualmente, é supervisora e orientadora educacional.

A POESIA

“Pão de cada dia” 

Primeiro alimento da humanidade
Primeira refeição básica
de toda família
Alimenta o corpo e o espírito
O pão é transformador
Transforma o humor
Renovando a energia
Ao acordar todo dia
Tendo o pão de cada dia.

O pão está sempre
presente nas refeições
Inicia o café da manhã
Ornamenta com cor
e sabor o almoço
E permanece
como prato principal
No jantar ou na ceia
Garantindo a toda a família
Satisfação e alegria.

Rosilene Costa