Polícia Civil apreende haxixe e LSD em Formiga

Denúncia de que homem do Bairro Quarteis receberia encomenda dos Correios contendo entorpecentes levou os policiais a investigarem o caso e prenderem o autor

Polícia Civil apreende haxixe e LSD em Formiga
As drogas apreendidas pela Polícia Civil (Foto: Polícia Civil de Minas Gerais/Divulgação)




Não é só crack, maconha e cocaína que são comuns de ser apreendidos pela polícia em Formiga. Nesta semana, outros tipos de drogas, como o haxixe e o LSD, foram encontrados na casa de um homem de 24 anos, no Bairro Quarteis, pela Polícia Civil (PC) da cidade.

A apreensão às drogas ocorreu na segunda-feira, dia 5, depois que a Polícia Civil recebeu uma denúncia de que o homem receberia uma encomenda dos Correios contendo entorpecentes. “O trabalho investigativo teve início a partir das informações repassadas. A polícia, então, identificou o destinatário e monitorou o endereço do alvo. No momento da entrega, o suspeito assinou o recibo e, ao ser abordado pelos policiais civis, tentou fugir. Durante a perseguição, ele se desfez da encomenda, jogando-a por cima do muro da residência, próximo a um rio, sendo o pacote com a droga encontrado pela equipe”, relatou a PC.

Conforme divulgado, dentro da caixa, os policiais encontraram meio quilo de haxixe. No imóvel do suspeito, após buscas, foram encontrados comprimidos de droga sintética (LSD), um tablete de maconha de aproximadamente 300 gramas, uma balança de precisão e embalagens para armazenar os entorpecentes.

O homem, que já possui registros por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, foi preso e encaminhado para a Delegacia de Plantão da cidade e, após autuação por tráfico de drogas, entregue ao sistema prisional.

O haxixe

O haxixe é uma substância psicoativa derivada da planta Cannabis sativa. De acordo com o portal “Brasil Escola”, ele é produzido da resina rica em delta-9-tetraidrocanabinol (THC), principal substância responsável pelos efeitos psicoativos da cannabis. Obtido de partes da planta ricas em tricomas, o haxixe é processado para formar bolas ou blocos altamente concentrados. Seu uso milenar está enraizado em diversas culturas, especialmente no Oriente Médio, onde é associado a tradições culturais e práticas sociais, incluindo o uso espiritual e ritualístico.

O haxixe é consumido em pequenas porções, seja fumado em cachimbos, bongs ou vaporizadores, seja ingerido oralmente quando adicionado a alimentos ou chás. Diferentemente da maconha, o haxixe é produzido da resina da planta, apresentando concentrações muito mais elevadas de THC, o que o torna uma substância mais potente.

O LSD

O LSD (Dietilamida do Ácido Lisérgico) é uma substância, fabricada em laboratório, bastante semelhante às presentes em um fungo denominado Claviceps pupurea. O portal “Brasil Escola” informa que o LSD é um alucinógeno, ou seja, uma substância capaz de alterar a percepção daquele que faz seu uso. Essa alteração faz com que o usuário seja capaz de ver, sentir e ouvir coisas que não são reais.

Vale destacar que o uso de alucinógenos é observado desde a pré-história e ganha cada vez mais popularidade no mundo contemporâneo, principalmente entre os jovens e adolescentes. Em geral, esse tipo de droga é usado por pessoas de classes econômicas mais altas, em razão de seu alto valor. Por ser uma droga ilegal, não é possível obter dados a respeito do número correto de seus usuários.