Polícia Militar realiza ações educativas na Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

Neste ano, iniciativa teve como tema ‘Prevenção: Compartilhe essa ideia’

Polícia Militar realiza ações educativas na Semana Nacional de Políticas sobre Drogas
Palestras e blitz estão entre as ações educativas realizadas no período em Formiga e mais 11 cidades que compõem a área de atuação do 63º BPM




O 63º Batalhão de Polícia Militar em Formiga realizou ações educativas, como palestras, blitz e Aciso (Ação Cívico-Social), durante a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, entre os dias 19 e 26 de junho. Os trabalhos foram desempenhados nas 12 cidades que compõem a área de atuação do batalhão: Formiga, Arcos, Bambuí, Camacho, Córrego Fundo, Iguatama, Itapecerica, Medeiros, Pains, Pimenta, São Sebastião do Oeste e Tapiraí.

Neste ano, a iniciativa em Minas Gerais teve como tema “Prevenção: Compartilhe essa ideia”, proposto pela Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) e compartilhado pela Polícia Militar de Minas Gerais, que é um dos atores na prevenção deste mal que consome a sociedade. “Durante todo o ano, a PM já realiza ações voltadas para a prevenção ao uso e abuso das drogas, contudo, neste período da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, enfatizamos os trabalhos educativos, com palestras e blitz, além da distribuição de materiais informativos”, divulgou o batalhão.

De acordo com a PM, a Semana de Políticas sobre Drogas foi institucionalizada em 1999, sendo realizada ações anualmente, entre os dias 19 e 26 de junho. Esse período representa a data de criação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), no dia 19 de junho, e em solidariedade ao esforço da Organização das Nações Unidas (ONU), que convenciona o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas.

Em Minas Gerais, a Semana Estadual de Prevenção às Drogas foi instituída no artigo 1º da Lei nº 12.615 (23/09/97) e alterada pela Lei nº 16.514 (22/12/2006), com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os diferentes atores sociais para ações voltadas à prevenção ao uso abusivo de drogas, promoção da saúde e qualidade de vida dos mineiros.