Prefeitura montará ‘força-tarefa’ contra a dengue

Processo seletivo está sendo preparado pelo Executivo formiguense para contratação de novos profissionais da saúde

Prefeitura montará ‘força-tarefa’ contra a dengue
O anúncio da contratação de profissionais foi feito depois de uma reunião que discutiu a situação endêmica da cidade




A Prefeitura de Formiga está montando uma verdadeira “força-tarefa” para enfrentar a dengue em Formiga. Na segunda-feira, dia 18, o prefeito Eugênio Vilela/PL, que está de férias, e a prefeita em exercício, Adriana Prado/PL, se reuniram com representantes da Secretaria de Saúde e decidiram pela contratação de novos profissionais da saúde para atender a população que tem sofrido com a doença na cidade.

Desde que os casos de dengue começaram a crescer no município, o Executivo vem adotando iniciativas para controlar a situação endêmica. Montou um “Ambulatório da Dengue” no Cemas (Centro de Atenção à Saúde) e ampliou o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, em esquema de rodízio. Agora, está preparando um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de profissionais de saúde. “Durante a reunião de segunda, ficou definido também que o Município terá um espaço exclusivo para o atendimento 24 horas de cidadãos que apresentarem sintomas da dengue e para aqueles que já estiverem com resultado positivo para a doença e que necessitarem de acompanhamento médico. Esta é mais uma das ações empreendidas pela gestão municipal para proporcionar melhores condições à comunidade, principalmente neste período”, divulgou a Prefeitura.

 

Shows cancelados

Em virtude da situação endêmica de Formiga, a Prefeitura decidiu cancelar as atividades previstas para o 36º Encontro Nacional de Motociclistas e para o 9º Encontro de Carros Antigos, agendados para os dias 19, 20 e 21 de abril. O anúncio foi feito por Eugênio em vídeo e divulgado nas redes sociais na segunda-feira.

Segundo ele, os recursos financeiros que seriam utilizados na realização dos eventos serão destinados à ampliação das ações de combate à dengue em Formiga, como contratação de profissionais, compra de insumos e equipamentos, entre outras ações para minimizar o quadro da doença no município.

Estavam previstas as apresentações das bandas de pop rock nacional Jota Quest e Paralamas do Sucesso, além de um concurso de bandas de rock da cidade.

 

Situação de emergência

No dia 8 de março, a Prefeitura Municipal decretou situação de emergência no município em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti. O decreto 10.313, assinado pela prefeita em exercício, Adriana Prado, surtirá efeito por 180 dias e, com ele, foi criado o Grupo Executivo para intensificação do combate ao mosquito transmissor, o qual desenvolverá e implantará o “Plano de Contingência” para o enfrentamento da anormalidade instalada”.

A medida leva em consideração o resultado do último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), feito em janeiro e que apontou alto risco de epidemia de dengue em Formiga, e os números de casos suspeitos (2.564) e positivos (225) já registrados neste ano na cidade.

A Prefeitura pede à população formiguense que intensifique as ações de combate ao mosquito transmissor. Segundo ela, a equipe de Endemias está atuante na cidade. “No entanto, é necessário que a população se sensibilize e entenda que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que pode se transformar em possível criadouro”, informou.