Produção de queijo em Formiga terá análises periódicas de qualidade

Iniciativa foi conquistada através de parceria entre a Prefeitura, o Unifor-MG e o Sicredi Sul Minas RS/MG

Produção de queijo em Formiga terá análises periódicas de qualidade
Convênio que vai possibilitar o início das análises do leite foi assinado na quinta-feira, 2 de fevereiro




Para garantir a qualidade da produção de queijo em Formiga, o leite usado no processo de fabricação da iguaria passará por análises periódicas. A iniciativa foi conquistada através de uma parceria firmada entre a Administração Municipal, o Unifor-MG e o Sicredi Sul Minas RS/MG.

Conforme divulgou a Prefeitura, quem propôs a análise periódica do leite foi o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, junto ao curso de medicina veterinária do Unifor-MG, que possui laboratórios equipados para realizar os procedimentos necessários.

A proposta foi aceita pelo coordenador do curso, Leonardo Acurcio, que informou que, para uma análise completa, seria necessária a aquisição de um crioscópio eletrônico digital, no valor de aproximadamente R$14.500,00.

Diante da necessidade, Anuar foi atrás de parcerias para viabilizar a aquisição do equipamento. “Levamos a demanda à diretoria da cooperativa de crédito Sicredi Sul Minas RS/MG, que em breve estará em Formiga, e ela rapidamente aceitou ser nossa parceira e se dispôs a doar o aparelho ao Unifor-MG”, contou o secretário de Desenvolvimento Humano.

Para celebrar a parceria, na quinta-feira, dia 2, representantes da Prefeitura, do Unifor-MG e da Sicredi se reuniram no campus universitário e assinaram um convênio que vai possibilitar o início das análises do leite. Estavam presentes o reitor do Unifor, Marco Leão, e diretores da instituição de ensino; a vice-prefeita Adriana Prado e o secretário de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro; o presidente do Sicredi, Euzébio Rodigheiro, e membros da diretoria da cooperativa; produtores de queijo; empresários formiguenses e servidores do SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

 

Valorização do Queijo

Desde o início de 2021, a Administração Municipal de Formiga, através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em parceria com a Emater-MG e Unifor-MG, desenvolve o Projeto de fortalecimento e valorização do queijo formiguense. Por meio dele, busca-se orientar e capacitar os produtores de queijo em Formiga, mostrando a importância do registro e legalização da produção dentro das normas sanitárias.

O projeto já apresentou os primeiros frutos e os queijos feitos em Formiga têm ganhado destaque em todo o Brasil, por sua qualidade e sabor, sendo premiados em concursos regionais e internacionais.

Festival Regional do Queijo

Para dar maior visibilidade aos queijos produzidos em Formiga e região, incentivar a produção de queijo em conformidade com as normas sanitárias exigidas pela legislação e também manter as características tradicionais e históricas de cada região, dando mais credibilidade ao setor, a Prefeitura de Formiga promoveu, no dia 16 de julho do ano passado, o 1º Festival Regional do Queijo, que contou com um concurso de queijo artesanal. O evento, realizado na Casa do Engenheiro, foi um sucesso total e premiou vários produtores.

O concurso de queijos teve participantes de Formiga e de outras 11 cidades, que se inscreveram nas categorias “Muçarela”, “Provolone”, “Minas Frescal” e “Minas Artesanal”.

O festival entrou para o calendário anual de eventos do município. Centenas de pessoas prestigiaram e puderam conferir de perto os produtos expostos.

Os vencedores do 1º Festival Regional do Queijo foram: Daniel Rodrigues, do Laticínio Soh Minas, de Formiga, na categoria “Muçarela”; Paulo César, da Fazenda Palmeiras, de Córrego Fundo, na categoria “Provolone”; Josiane Duarte Meira, do Queijos Vitória, de Lagoa da Prata, na categoria “Queijo Minas Artesanal”; Wesley Saldanha, do Queijos Saldanhas, de Formiga, na categoria “Queijo Minas Frescal”.

Queijos produzidos em Formiga tem ganhado destaque em todo o Brasil, por sua qualidade e sabor, sendo premiados em concursos regionais e internacionais