Rede de Notícias do Sindijori MG

Rede de Notícias do Sindijori MG




Conservação avança em Congonhas

A preservação do Patrimônio Histórico de Congonhas é uma das responsabilidades centrais da administração municipal. Após a obtenção da autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a realização do tratamento e remoção dos líquens presentes nas esculturas dos 12 Profetas, foi celebrado em maio de 2023 um contrato com o Grupo Oficina de Restauro. O projeto, agora em andamento, visa a remoção das colônias de micro-organismos que afetavam as esculturas dos 12 Profetas de pedra-sabão, localizadas no adro da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete) 

 

Trilhas de Futuro capacita em Betim

O Governo de Minas promoveu, na semana passada, a qualificação profissional técnica de mais de 120 estudantes do curso técnico de enfermagem, por meio do Programa Trilhas de Futuro. O programa formará, até o dia 5/9, 295 novos técnicos em enfermagem, radiologia, segurança do trabalho, contabilidade e administração, em parceria com a Escola Técnica Genoma. Todas as cerimônias foram realizadas na Igreja Nova Canaã em Betim, onde reuniu, nas duas primeiras formaturas, cerca de mil pessoas, entre estudantes, professores, diretores e convidados. (Andradas Hoje – Andradas)

 

Motoristas fazem greve em Divinópolis

Os trabalhadores e outros usuários do transporte urbano, na manhã desta segunda-feira (28) foram surpreendidos com a paralisação dos motoristas do transporte coletivo público de Divinópolis. Na frente da empresa iniciaram as manifestações, ainda de madrugada, sem que um ônibus sequer saísse para as ruas – O motivo da paralisação de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Divinópolis, Erivaldo Adami, foi a do Projeto de Lei de autoria da Prefeitura, que aumentou o valor das multas de trânsito e atribui o pagamento para os motoristas e não para a empresa, o consórcio TransOeste. (Divinews – Divinópolis)

 

Ex-agentes de Ipatinga são condenados

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve a condenação de um ex-secretário municipal de Fazenda de Ipatinga e do então gestor do Instituto de Gestão Pública (Urbis) por envolvimento em fraude em licitações públicas, realizadas em 2009, direcionadas para favorecer a entidade. Segundo apurado, a Urbis beneficiou-se das contratações com o poder Executivo e da vantagem indevidas delas advinda. As informações foram divulgadas na sexta-feira, 25, pelo MPMG. Os dois foram condenados, cada um, a quatro anos, oito meses de 22 dias de detenção, além de pagamento de multa. (Diário do Aço – Ipatinga)

 

Leopoldina terá transporte gratuito

A população de Leopoldina passará a contar em breve com transporte público gratuito. O Projeto de Lei "Tarifa Zero", de autoria do Poder Executivo e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, foi sancionado pelo prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz. Com a medida, Leopoldina passa a ser o primeiro município da Zona da Mata a garantir gratuidade no transporte público. Além de aumentar a acessibilidade e promover a inclusão social, o Tarifa Zero vai impactar também no orçamento dos leopoldinenses, que no final do mês deixarão de gastar 16% do salário mínimo com custos de transporte. (Gazeta de Muriaé)

 

Bivalente foi aplicada em 12% em JF

Apenas 11,75% da população juiz-forana tomou a dose da vacina bivalente contra a Covid-19. A informação foi disponibilizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Juiz de Fora. A baixa cobertura vacinal no município chama a atenção no contexto da confirmação do primeiro caso da subvariante EG.5 da Covid-19 no Brasil. Apesar de, a princípio, a nova variante não demonstrar maiores ameaças, a imunização é o principal mecanismo de combate e proteção contra a doença. (Jornal Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Sudoeste no Encontro das Origens do Cafe

No dia 25 de agosto de 2023, o Sebrae em São Paulo foi palco do encontro das Indicações Geográficas (IGs) de café de origem brasileira, marcando um evento significativo para o futuro das regiões produtoras de café no país. Neste encontro, as lideranças das diferentes regiões cafeicultoras do Brasil se reuniram para compartilhar suas tradições e destacar a adição mais recente às IGs: incluindo a mais nova recente região Sudoeste de Minas. (Folha Regional – Muzambinho)