Regional da Polícia Civil ocupará antigo Fórum

Mudança deve ter início na semana que vem

Regional da Polícia Civil ocupará antigo Fórum
Prédio do antigo Fórum Magalhães Pinto na Rua Silviano Brandão, no Centro de Formiga




Está batido o martelo, a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Minas Gerais irá ocupar o antigo Fórum Magalhães Pinto na Rua Silviano Brandão, no Centro de Formiga.

No dia 16 de dezembro do ano passado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais inaugurou as novas dependências da sede da comarca em um moderno edifício de 6,5 mil m2 na Avenida Pimenta da Veiga no Bairro Engenho de Serra. Com casa nova, a Justiça desocupou o antigo edifício inaugurado no dia 6 de junho de 1965, o que deu início a uma disputa para a ocupação do espaço.

Já no dia 13 de janeiro, técnicos da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) estiveram em Formiga com o objetivo de discutir a viabilidade de utilização do prédio. Isso porque a Câmara Municipal e a Polícia Civil pleiteavam a edificação. Participaram e acompanharam a visita os representantes do Estado - técnicos Walmiki Dolabela e Euler Faccio -, o prefeito de Formiga, Coronel Laércio/PL; a vice-prefeita Taciana Carvalho/PRD; o presidente do Legislativo, vereador Flávio Martins/Republicanos; o delegado Dr. Danilo César e o servidor Fábio Augusto Prado, ambos representantes da Delegacia Regional.

Conforme apurou a reportagem, o prefeito Coronel Laércio e o presidente da Câmara Flávio Martins estiveram junto ao Governo Estadual nessa segunda-feira, dia 10, encaminhados pelo deputado estadual Gustavo Valadares/PMN, na esperança de sensibilizar autoridades do Governo Zema/Novo, alegando que a Delegacia da Polícia Civil no Centro de Formiga traria transtornos urbanos e, principalmente, com relação ao trânsito, mas ouviram que existiria uma determinação do próprio governador para que em todas as cidades onde o Estado paga aluguéis, os fóruns desocupados deveriam ficar por conta dos órgãos do próprio Estado.

Em Formiga, a Delegacia Regional funciona em um prédio alugado no Bairro Del Rey, ao lado do Unifor, e necessitaria passar por reforma e manutenção.  Segundo fontes da Polícia Civil, na mesma segunda-feira da reunião em Belo Horizonte, já teria havido a desafetação do antigo Fórum da Silviano Brandão e a determinação de que ele fosse repassado para a PC. Os valores da locação do imóvel no Bairro Del Rey estariam por volta de R$25 mil mensais. A Regional de Formiga tem sete delegados, mais de 30 policiais e detetives, além de 12 servidores cedidos pela Prefeitura. Pelo menos parte do aluguel é custeada pelo Executivo Municipal.

O Poder Legislativo de Formiga tem gasto semelhante ao locar parte do prédio do antigo salão do Clube Centenário na Praça Ferreira Pires.

 

LAUDO

Um dos argumentos usados para que o antigo Fórum ficasse com a Polícia Civil seria a situação do atual local onde a 4ª Delegacia Regional funciona, que correria o risco de desabar. A comitiva formiguense se comprometeu em apresentar um laudo ao Governo de Minas garantindo que não haveria nenhum risco, mas foi surpreendida com informações que falavam até em publicação oficial já realizada. Uma importante fonte revelou que, na Polícia Civil, a mudança estaria sendo preparada para a semana que vem.