Saúde: Formiga atinge mais de 92% de desempenho na Atenção Primária

Avaliação é feita regularmente pelo Ministério da Saúde e é com base nela que os repasses são feitos aos municípios brasileiros

Saúde: Formiga atinge mais de 92% de desempenho na Atenção Primária
A Secretaria de Saúde, segundo a Prefeitura, já observa um crescimento nos atendimentos à comunidade, revelando o avanço nas avaliações conduzidas pelo MS




Formiga se destacou em relação à “Nota de Desempenho” dada pelo Ministério da Saúde à Atenção Primária em Saúde (APS). A cidade atingiu o índice de 92,06%, um dos maiores na região.  A informação foi divulgada no fim da tarde de quarta-feira, 28, pela Prefeitura.
A avaliação desse setor é feita regularmente pelo Ministério da Saúde (MS) e é com base nela que a pasta determina os repasses financeiros aos municípios brasileiros. Conforme divulgou a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde já observa um crescimento nos atendimentos à comunidade, revelando o avanço significativo nas avaliações conduzidas pelo Ministério da Saúde. “Isso é reflexo do comprometimento da atual Administração com a saúde pública”, ressaltou.
Segundo a Prefeitura, em Formiga, foram avaliados os serviços de Atenção Primária em Saúde, ressaltando o acompanhamento individual das equipes de saúde da família e o investimento em programas de monitoramento e atendimento de qualidade à comunidade como fatores importantes para o aumento dos índices. “Os dados que fundamentam esse reconhecimento foram obtidos por meio do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica [Sisab] e estão apresentados por quadrimestre dos anos de 2022 e 2023. Destaca-se a nota alcançada de ‘8,73’, correspondendo a ‘92,06%’, um dos maiores índices da região”, completou.

O que é Atenção Primária

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo. Segundo o Ministério da Saúde, ela abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
A Atenção Primária trata-se da principal porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção do SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF.
Hoje, há uma Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (Casaps) disponível para apoiar os gestores municipais na tomada de decisões e levar à população o conhecimento do que encontrar na APS. Ela envolve outras iniciativas também, como o Programa Saúde na Hora e o Mais Médicos. Esse trabalho é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Unidades de Saúde Fluviais, nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e nas Academias de Saúde.
Entre o conjunto de iniciativas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) para cuidar da população no ambiente em que vive estão o Programa Saúde na Hora, o Mias Médicos, o Previne Brasil e a Estratégia Saúde da Família, entre outros programas, ações e estratégias.

O ranking mostra como Formiga vem crescendo na “Nota de Desempenho”