Seminário em Formiga apresenta projetos de preservação ambiental do Carste São Francisco

‘Florada no Carste’ ocorreu no auditório do Unifor-MG e reuniu representantes de ONGs, estudantes e profissionais da área de meio ambiente

Seminário em Formiga apresenta projetos de preservação ambiental do Carste São Francisco
Participantes do seminário no Unifor-MG




A Associação Ambientalista e Espeleológica Pró Pouso Alegre (Appa) realizou em Formiga, no dia 1º deste mês, o seminário regional “Florada no Carste do Alto Rio São Francisco”, que apresentou projetos quanto à preservação ambiental da região do Carste do Alto Rio São Francisco. O evento ocorreu no auditório do Unifor-MG e reuniu representantes de ONGs, estudantes e profissionais da área de meio ambiente, assim como os carstólogos da América Latina, doutor Luiz Travassos e doutora Mariana Timo.

Na ocasião, os participantes discutiram sobre o patrimônio geoambiental e realidades socioculturais dessa região do Carste, no Centro-Oeste de Minas, e apontaram propostas para a recuperação, melhoria e desenvolvimento de práticas preservacionistas dela. Entre os projetos apresentados, estavam o do Santuário São Francisco do Carste Mineiro e do Corredor Ecológico Formiga Verde.

Segundo o turismólogo e educador ambiental Paulo José de Oliveira, que também é autor e curador de um dos projetos da Appa, o evento ocorreu de 8 às 21 horas com importantes palestras, apresentação de projetos, mostra e sorteio de livros. No sábado, dia 2, os participantes realizaram uma visita técnica no Museu de Arqueologia do Carste do Alto São Francisco e na Caverna do Brega, em Pains.

“Ao final foram registradas todas as contribuições apresentadas durante o evento, que serão trabalhadas pela Appa, bem como, apresentadas as soluções ou melhorias que se alcançar em nosso próximo evento. A Appa agradece a todos que, de forma direta ou indireta, proporcionaram a realização do evento. Que possamos, com a ajuda de todos, fortalecer ainda mais a nossa missão de recuperar, proteger, valorizar e promover a região do nosso Carste do Alto Rio São Francisco”, comentou.