Seminário sobre SIM e Selo Arte atrai 148 participantes

40 cidades de Minas Gerais e São Paulo estiveram representadas no evento

Seminário sobre SIM e Selo Arte atrai 148 participantes
Evento aconteceu no Salão Nobre do Unifor




O Seminário “Serviços de Inspeção Municipal e Selo Arte” realizado na quarta-feira, 31 de maio, no Salão Nobre do Unifor, atraiu 148 pessoas de 40 municípios dos estados de Minas Gerais e São Paulo, sendo gestores municipais e de consórcios, servidores públicos municipais e estaduais, médicos veterinários, responsáveis técnicos de empresas, produtores e acadêmicos.

O evento foi promovido pelo Serviço de Inspeção Municipal de Formiga (SIM), em parceria com o Unifor e com a Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e suas vinculadas (Emater, Ima, Epamig). 

Com o objetivo de promover o fortalecimento de uma rede de apoio entre os Serviços de Inspeção Municipal de Minas Gerais, com troca de conhecimentos e experiência de sucesso para o fortalecimento da inspeção de produtos de origem animal, pela manhã, o evento contou com a participação de especialistas da área, sendo eles: Rafaela Andrade Couto (engenheira agrônoma, consultora da coordenação-geral de Cooperativismo, Associativismo Rural e Agregação de Valor do Ministério da Agricultura e Pecuária); Maria Edinice Soares Souza Rodrigues (extensionista Bem-Estar Social da Emater, coordenadora estadual na área de queijos artesanais); Ranier Chaves Figueiredo (médico veterinário, diretor de Agroindústria e Cooperativismo na Seapa-MG); André Almeida Santos Duch (médico veterinário, gerente de inspeção de produtos de origem animal do IMA); Giovanna de Medeiros Guimarães (médica veterinária do SIM de Formiga).

Na parte da tarde, foi realizada uma mesa redonda, momento em que os participantes puderam fazer perguntas, debater e tirar suas dúvidas sobre o tema.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Humano de Formiga, Anuar Teodoro, o seminário superou as expectativas. “Foi um momento importante, onde debatemos diversos assuntos ligados à inspeção sanitária, de modo especial sobre a concessão do Selo Arte pelos municípios. A presença de servidores e especialistas do governo estadual e federal foi fundamental, uma vez que eles tiveram a oportunidade de conhecer as demandas dos municípios e assim colaborar na construção de políticas públicas que possibilitem melhorias para os produtores e consumidores. ”