Tenente-coronel Alexsandro Souza assume 63º Batalhão da PM nesta terça

Aos 45 anos, o militar é natural de Itaúna, cidade em que atuou por quatro anos como comandante da 9ª Companhia de Polícia Militar Independente

Tenente-coronel Alexsandro Souza assume 63º Batalhão da PM nesta terça
O novo comandante do 63º Batalhão de PM de Formiga, Alexsandro César de Souza




O tenente-coronel Alexsandro César de Souza, de 45 anos, é o novo comandante do 63º Batalhão de Polícia Militar de Formiga. Ele assume oficialmente o cargo nesta terça-feira, 23, durante a solenidade de transmissão e assunção de comando, marcada para as 9 horas, nas dependências do Sest/Senat.
A passagem do cargo a Alexsandro será feita pelo tenente coronel Fábio Gotelip Júnior, que ficou à frente do Batalhão por 4 anos, desde 2020. Para a cerimônia de hoje, são esperadas as presenças do comandante da 7ª Região de Polícia Militar, coronel Wemerson Lino Pimenta, autoridades civis e militares dos municípios atendidos pelo Batalhão e imprensa.
Alexsandro é natural de Itaúna, cidade em que atuou por quatro anos como comandante da 9ª Companhia de Polícia Militar Independente. Casado e pai de dois filhos, ele possui um longo currículo profissional e de formação e até publicações literárias.
Conforme divulgou a assessoria da PM em Formiga, Alexsandro possui os seguintes cursos na PMMG: Formação de Oficiais – CFO, em 2004, obtendo o título de bacharel em Ciências Militares, com ênfase em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar; Capacitação para Docentes para o Uso da Força, em 2008; Capacitação para Docentes para Educação Física, em 2009; Especialização de Segurança Pública - CESP, em 2016, na Academia de Polícia Militar; Promotor de Polícia Comunitária, em 2006, na sede do 23º BPM; Multiplicador de Polícia Comunitária, em 2008, pela SENASP; Polícia Comunitária – Sistema Koban na PMMG, em 2015, com representação de policiais militares de oito estados do Brasil e o Internacional de Gestor de Polícia Comunitária, em 2016, no Japão, com imersão na cultura Japonesa e troca de experiências com policiais de diversos estados.
Fora da Polícia Militar de Minas Gerais, o novo comandante participou de 32 cursos de capacitação, entre 2007 e 2014, com destaque para: Planejamento estratégico, Técnicas e Tecnologias Não Letais na Atuação Policial; Violência, Criminalidade e Prevenção e Uso Diferenciado da Força, vindo a se tornar tutor credenciado posteriormente, onde atuou por vários ciclos.
Em 2008, por meio de parceria com a Senasp pela Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade a distância, Alexsandro realizou o Curso de Extensão Universitária de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias). Em 2011, concluiu uma especialização - MBA - em Gestão de Recursos Humanos (modalidade a distância), pela Uninter, em Itaúna, e em 2023, concluiu nova graduação em Investigação Forense e Perícia Criminal, na Universidade Estácio de Sá, também em Itaúna.
O novo comandante tem duas publicações literárias: uma de 2017 no periódico “O Saber”, de Belo Horizonte, com o título do artigo “O perfil da liderança no Policiamento Comunitário: estudo realizado no 24º Batalhão de Polícia Militar”, e outra de 2018 na revista “Ciências Policiais da Academia Policial Militar do Guatupê”, do Paraná, com o título “Projetos de Polícia Comunitária: Acompanhamento e Avaliação de Resultados”.

Condecorações
Alexsandro já recebeu diversas condecorações ao longo de sua carreira como militar. Algumas delas são as comendas: Medalha Alferes Tiradentes (2011); Medalha de Mérito Militar – grau Bronze (2011) e grau prata (2023); Medalha de Mérito Profissional (2018), concedidas pela PMMG; Medalha do Mérito da Segurança Pública “Dr. Manoel Joaquim Baía” do Estado do Piauí (2016) e Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Itaúna (2021).