TJMG realiza sessão solene em homenagem aos 150 de criação da Corte Mineira

TJMG realiza sessão solene em homenagem aos 150 de criação da Corte Mineira
TJMG realizará sessão solene histórica para celebrar os 150 anos da Corte mineira (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)




Not---Fachada-sede-TJMG1.jpg
TJMG realizará sessão solene histórica para celebrar os 150 anos da Corte mineira (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais se reúne em sessão histórica, na próxima segunda-feira (7/8), às 15h, em homenagem aos 150 anos de criação da Corte Mineira. O antigo Tribunal da Relação de Minas Gerais, criado em 6 de agosto de 1873 pelo Imperador Dom Pedro II, foi instalado em Ouro Preto no dia 3 de fevereiro de 1874.

A Sessão Solene Cívica será conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e terá a participação da Alta Direção do TJMG, bem como de todos os desembargadores da Corte estadual, magistrados e outras autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Haverá ainda uma apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, cujo patrono é Dom Pedro II, responsável pela criação do Tribunal da Relação de Ouro Preto.

Durante a solenidade, as autoridades enfeitarão a herma de Dom Pedro II com uma corbelha de flores em homenagem ao criador do Tribunal de Justiça.

Histórico

A história do Poder Judiciário mineiro teve início no ano de 1714, quando foram criadas as primeiras comarcas da então Província de Minas Gerais: Comarca de Vila Rica (Ouro Preto), Comarca do Rio das Velhas (Sabará) e Comarca do Rio das Mortes (São João del Rei).

Em 1872, a Província de Minas já contava com mais de 2 milhões de habitantes em 83 municípios e era dividida em 47 comarcas sob jurisdição do Tribunal da Relação do Rio de Janeiro.

No dia 6 de agosto de 1873, com a publicação do decreto imperial de Dom Pedro II, era criado o Tribunal da Relação de Minas, com sede em Ouro Preto. Em 1934, o Tribunal da Relação já estava instalado no Palácio da Justiça, na avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte.

Ao longo dos anos o Poder Judiciário mineiro recebeu o nome de Corte de Apelação, Tribunal de Apelação e, somente em 1946, recebeu a denominação atual de Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG