Tonico Leite comemora 50 anos de fundação

Instituição é dos educandários mais tradicionais e conceituados em Formiga

Tonico Leite comemora 50 anos de fundação
Alunos e profissionais se reuniram para comemorar os 50 anos da Escola Tonico Leite




No dia 17 deste mês, a comunidade da Escola Estadual Professor Tonico Leite, antigo GOT, reuniu-se para comemorar o aniversário dos 50 anos de fundação da instituição. O evento foi marcado por uma série de atividades que refletiram o espírito vibrante e a dedicação dos alunos, professores e funcionários ao longo das décadas.

A celebração começou com a execução do Hino Nacional. Houve gincana com jogos e desafios, que teve como destaque especial o momento de partilha e confraternização, com lanche e o almoço.

Em seu discurso, a diretora Nayara Menezes destacou a importância “do comprometimento, da dedicação e do espírito de equipe na construção de uma instituição de ensino forte e acolhedora”. “É preciso ter orgulho e gratidão pela trajetória da escola, compartilhando palavras elogiosas e motivadoras para toda a comunidade escolar”, comentou.

“À medida em que a Escola Estadual Professor Tonico Leite celebra seus 50 anos, ela não apenas reflete sobre o passado, mas também olha para o futuro com esperança e determinação. É uma jornada de aprendizado e crescimento que continua a inspirar e transformar as vidas de gerações futuras”, disse o professor de educação física Gustavo Oliveira, que emendou: “É motivo de orgulho para qualquer profissional poder trabalhar com uma equipe como é a nossa”.

Quando foi fundada, a Escola Tonico Leite se chamava GOT (Ginásio Orientado para o Trabalho). Os Ginásios Orientados para o Trabalho eram considerados escolas técnicas. Eles foram instalados em 1968 em alguns estados brasileiros, com a rubrica do Governo Federal e “com vista à descoberta de aptidões e preparação dos alunos para uma realidade baseada no desenvolvimento econômico, como modelo educacional vocacional”.

Em Formiga, o GOT começou a funcionar em 1974. Por lá passaram nomes que levam a fama da instituição para os locais mais respeitados, como o professor doutor Márcio Antônio Silva, Márcio Pretto; o empresário Florisbelo Rodrigues de Oliveira, o Belo, e o servidor da área de infra-estrutura da Secretaria Municipal de Obras, Juvêncio de Freitas.

A celebração começou com a execução do Hino Nacional

O clima foi de festa na comemoração do aniversário da escola