Unifor-MG: Coordenador da Fazenda Laboratório ministra curso de socialização de galos em Manaus

Prof. Dr. Dênio Garcia é responsável pelo projeto pioneiro no Brasil que atua na ressocialização de galos de rinha que foram recuperados

Unifor-MG: Coordenador da Fazenda Laboratório ministra curso de socialização de galos em Manaus
O professor formiguense ministrou o curso a convite da deputada do Amazonas, Joana Darc Cordeiro, que conheceu o projeto por meio de divulgação na internet




O coordenador da Fazenda Laboratório Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira ministrou um curso de capacitação e treinamento prático de socialização de galos explorados em rinhas em Manaus/AM. O professor é responsável pelo projeto pioneiro no Brasil que atua na ressocialização de galos de rinha que foram recuperados. O projeto já atuou na ressocialização de mais de duas mil aves no período de cinco anos.

Após ocorrido o resgate de uma grande quantidade de galos de rinha no estado do Amazonas, o professor recebeu o convite para promover uma capacitação para os profissionais implantarem o mesmo projeto de socialização dos animais recuperados na cidade de Manaus. O convite foi feito pela deputada do Amazonas, Joana Darc Cordeiro de Lima, que conheceu o projeto da Fazenda Laboratório do Unifor-MG por meio da divulgação na internet.
A instituição que atua no projeto executado no estado do Amazonas é a Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa, que se responsabiliza por cuidar do meio ambiente em conjunto com os demais órgãos de proteção à fauna.

A viagem do professor foi custeada em parte pela deputada e em parte pelo Unifor-MG. O curso foi ministrado em dois momentos, sendo o primeiro, teórico, apresentado na Assembleia Legislativa, e o segundo momento foi a prática apresentada no ambiente onde os animais ficarão.

O reitor do Centro Universitário de Formiga, Prof. Dr. Marco Leão, recebeu um ofício de agradecimento pelos serviços prestados pelo professor em colaboração com o projeto.


Projeto Galinha Feliz

O “Projeto Galinha Feliz” realizado pelo Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG) foi pioneiro no país. Ele conta com o apoio do Ministério Público e atende a todo o estado atuando na socialização de animais recuperados e dá o reforço que a Polícia Militar de Meio Ambiente precisa para combater brigas de rinhas.
A Emater contribui no processo de doação das aves ressocializadas para produtores familiares que têm interesse em melhorar o plantel. Esses animais são todos microchipados. Outro objetivo da ação é melhorar a qualidade da espécie através do cruzamento entre os galos índios e as galinhas caipirão.



Histórico do Projeto

O Centro Universitário recebeu galos resgatados vítimas de maus-tratos em 06 de abril de 2021 pela Prefeitura de Guanhães. Em 24 de maio de 2021 a Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou galos apreendidos em um sítio na zona rural de Pará de Minas. Os animais passaram por avaliação do médico veterinário e inclusão das aves no programa de reabilitação e ressocialização de galos.
Em 26 de novembro de 2021 o Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira, coordenador da Fazenda Laboratório e do projeto foi homenageado pelo Ministério Público de Minas Gerais por representar as ações do Unifor-MG, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, no acolhimento, guarda e recuperação de animais silvestres na Fazenda e, principalmente, pelo apoio no projeto de recuperação de galos.

O projeto também testou a eficiência reprodutiva de galos apreendidos em rinhas em 11 de setembro de 2023. Até então, seis galos conseguiram reproduzir e já nasceram mais de 50 pintinhos no local.

Em 11 de outubro de 2023 o Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira, coordenador da Fazenda Laboratório e do projeto, recebeu uma Moção Elogiosa da Câmara de Formiga referente ao projeto de reabilitação de galos utilizados em combates (rinhas). O projeto também foi mencionado pelo Supremo Tribunal Federal – STF em 20 de outubro de 2023.