A Encarnação em diferentes mundos
CEARC - Centro Espírita Anézio Ribeiro de Camargos
A Lei do Progresso se aplica, tanto para os espíritos, quanto para os mundos. Nas escalas dos Planetas encontramos cinco estágios; o primitivo, provas e expiações, regeneração, mundos felizes e mundos celestes.
O grau de adiantamento do espírito que irá definir quais deste mundo atenderam suas necessidades para o progresso. Quando um dos dois não estão em mesma sintonia o espírito poderá mudar de planeta, onde receberá a tarefa de continuar a sua evolução.
Um dos exemplos deste fato está escrito no livro Os Exilados da Capela, de Edgard Armond. Os espíritos que habitavam este planeta tinham conhecimentos intelectuais, porém baixa elevação moral.
Quando este planeta passou de provas e expiações para regeneração os espíritos que não haviam alcançado este nível e ainda tinha falhas a serem explicadas tiveram que ser transferidos para o planeta Terra, que melhor poderia atendê-los.
Hoje esse processo de transição planetária ocorre com a Terra, onde permanecerão os espíritos que alcançaram um certo nível de moral para prosseguirem com sua evolução neste mundo.
Tal mudança pode também ocorrer quando o espírito chegou a um grau de evolução maior e não condizente com o mundo atual, podendo estar em outros planetas.
Para cada planeta, atmosfera e superfície física há uma organização material diferente, fazendo assim o perfeito se ajustar ao corpo físico. Quanto mais puro o espírito e o planeta, menos físico eles serão, aproximando-se de um corpo etéreo.
Os espíritos jamais retrocedem, porém podem estagnar em um mesmo grau até que consigam evoluir. Portanto, nestes casos o espírito pode passar por diferentes mundos do mesmo patamar planetário, conservando sua inteligência e conhecimentos adquiridos em existências passadas.
As encarnações nos diferentes mundos são para nos auxiliar em busca da elevação e purificação. Aos estudarmos a doutrina dos espíritos aprendemos como evitar a estagnação na escala espírita e ainda contribuir para a evolução de nosso planeta em prol do bem.