A literatura brasileira e o carnaval

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

A literatura brasileira e o carnaval




A literatura brasileira e o carnaval compartilham uma relação profundamente enraizada na cultura e na identidade do país. O carnaval, uma festa marcada pela exuberância, pela celebração da diversidade, pela quebra das normas sociais, pelas paixões efêmeras que se desenrolam nos tumultuados dias de folia tem servido como inspiração e cenário para inúmeras obras literárias. Inúmeros autores brasileiros encontram na folia um microcosmo rico de temas, personagens e conflitos que refletem as complexidades da sociedade brasileira.

Escritores como Jorge Amado, com sua escrita vibrante e sensual, capturam a energia contagiante das ruas durante a festa carnavalesca. Da mesma forma, a poesia de Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes se alimenta dos batuques e da musicalidade das marchinhas e dos sambas que embalam os foliões.

Nas páginas dos livros, o carnaval emerge como um símbolo de toda a riqueza cultural   e da criatividade do povo brasileiro, ao mesmo tempo em que revela as profundas desigualdades e injustiças que refletem a sociedade descrita.

A literatura brasileira enxerga nesta festa a alma vibrante do povo brasileiro onde, por meio das palavras, se eterniza como um espaço de sonhos, de reinvenção, de misticismo, fantasias e serpentinas sem fronteiras entre a realidade e a imaginação.

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, localizada na Praça São Vicente Férrer, 140 - Centro, possui em seu acervo, diversos livros cujo o enredo se passa no carnaval.