Literatura e Cultura

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Literatura e Cultura




A Biblioteca Pública Municipal “Dr. Sócrates Bezerra de Menezes” instituição pública educacional, cultural e social, vem ao longo de 7 décadas acolhendo leitores, visitantes, estudantes e pesquisadores de Formiga e região.

Conserva um acervo diversificado, atualizado no campo da literatura infantil, infantojuvenil , adulto e demais áreas do conhecimento, para atender às mais variadas buscas.

Além das atividades rotineiras, a equipe de profissionais desenvolve projetos literários e culturais fomentando a leitura, incentivando a formação de novos leitores e escritores.

No último dia 28 de julho, o espaço da biblioteca tornou-se palco de grandes apresentações literárias e artísticas, as quais caíram no gosto do público presente.

Pela manhã o “Coletivo Poesia de Rua”, representado pela poetisa Rosilene e a escritora Luciana Fraga ministraram a escrita criativa de poesia para adolescentes, jovens e adultos, uma verdadeira viagem imaginária com talento e muita inspiração, na qual brotaram lindos versos e belas estrofes.

No início da tarde, a escritora Patrícia Freitas, fez o lançamento de seu novo livro, “Homem slime no mundo extraordinário”, uma hora do conto musical, uma aventura divertida e instrutiva que muito incentiva a construção de um mundo melhor, sem violência, na conservação do meio ambiente e desprendimento dos meios eletrônicos. No desenrolar da contação, o enredo levou a criançada a rir e fascinar com um personagem fantástico!  

Também a escritora formiguense Edlamar Nascimento de Oliveira “Dila” apresentou a história do seu livro “Saber esperar”, uma alerta para crianças que se perdem na correria do tempo e não sabem esperar. Neste contexto, a escritora mostrou as etapas da germinação do feijão, a importância de vivenciar cada fase, aguardar o momento certo para o feijão brotar, crescer, frutificar e só após, realizar a colheita.

 Finalizando todo o processo, foi notável o valor desta junção: biblioteca, funcionários, livro, escritor, história, planta e público. O resultado foi como um troféu, um prêmio, para quem sabe esperar e para quem gosta de livro.

E para a equipe da Biblioteca foi um prazer, uma honra contar com uma tarde tão produtiva em companhia de escritores, poetas, leitores e artistas.