Apagão deixa Formiga sem energia elétrica

Além do município, cidades da região e de vários outros estados do Brasil também registraram a queda da energia na manhã de terça-feira, dia 15

Apagão deixa Formiga sem energia elétrica
Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil - Foto: Reprodução/Rede Brasil Atual




Formiga registrou uma queda de energia elétrica por volta das 8h30 de terça-feira, dia 15. O apagão ocorreu não somente nas Areias Brancas, mas em cidades de Minas e até mesmo em outros nove estados do Brasil, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina e Paraíba.

Conforme noticiou o “g1”, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia no país, informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.

Segundo a reportagem, a interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. Ainda de acordo com a ONS, a recomposição foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já tinham sido recompostos.

O coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, afirmou que a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.

"Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão", explicou.

 

Cemig

Em nota ao “G1”, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que parte do sistema elétrico que atende os clientes de Minas Gerais foi afetada na manhã desta terça-feira pelo acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) do Sistema Interligado Nacional (SIN), que evita a propagação de desligamentos no SIN.

Segundo a companhia, o desligamento ocorreu aproximadamente às 08h31 e o restabelecimento se iniciou a partir da autorização do ONS, às 08h46. Todos os clientes afetados da área de concessão da Cemig Distribuição em Minas Gerais foram restabelecidos.