Biografia: Olga Frade de Faria
9 de agosto de 1926
7 de dezembro de 2013
Um sorriso e uma porta aberta. Uma doçura que viveu para distribuir amor, carinho e conselhos. Uma pessoa firme nos princípios, rígida na educação dos filhos e um exemplo de cultura e discernimento a ser seguido. Uma vida dedicada ao amor a Deus e à família. Assim foi Olga Frade de Faria.
Nascida no Bairro do Rosário, ela era filha de Antônio Firmino Frade, o Tunico Frade, e de Diomar de Castro Frade. Casou-se com Eli Hygino de Faria, o Solila, e teve 5 filhos: Gonçalo José (Gonçalo Vereador), André Antônio, Paulo Roberto, Eliana Luísa e Francisco Teodoro.
Em sua juventude, destacou-se como costureira de pontos firmes e delicados, ensinando o ofício e a arte a várias moças de diversas famílias da cidade. Também foi integrante do coral da Matriz São Vicente Férrer com a regência e organização do Padre Remaclo Fóxius. Devota do Sagrado Coração de Jesus, foi da Congregação Filhas de Maria, passando religiosidade e fé a todos que com ela conviveram.
Foi pessoa simples, mas muito bem informada e de grande sabedoria. Era daquelas cidadãs com orgulho de ser formiguense e torcedora apaixonada pelo FEC. Em sua juventude, era costume encontrá-la empunhando bandeiras nas arquibancadas do Estádio Juca Pedro.
Um dia, foi-se embora dormindo em paz em sua cama. Foi quando resolveu distribuir sua alegria e seu carinho e seu afeto a todos os anjos.
Hoje, lembrada com reverência pelos que ficaram, ela é a parte mais amorosa da memória, é o suspiro mais suave da saudade.