Biografia: Hilda Maria Vilela - (Dona Nêm)

Biografia: Hilda Maria Vilela - (Dona Nêm)
Hilda Maria Vilela - (Dona Nêm)




19 de Novembro de 1936 (Iguatama)

26 de Janeiro de 2022 (Formiga)

Aos 14 anos, Hilda Maria Vilela veio de Iguatama para Formiga com seus pais, Miguel Pereira Duarte, o Miguelinho, e Efigênia Maria Duarte, e seus 8 irmãos.

Seu Miguelinho trabalhava em uma barraca de doces e quitandas que era conhecida como “Mercadinho São Miguel”. Hilda, que ficou conhecida em Formiga como Dona Nêm, conseguiu emprego em uma fábrica de bonecas de papel machê que existia no início da Rua Doutor Teixeira Soares. Sempre foi trabalhadora.

Mulher muito organizada, habilidosa, inteligente e sábia, ainda jovem já era cozinheira de mão cheia. Fazia pratos dos mais exóticos (língua de porco recheada, bolinhos de miolo de boi, tatu ao molho com abacaxi) até os mais diversos tipos de doces e biscoitos. Aos 15 anos, ela conheceu Messias Vilela, o Messias da Gráfica, que trabalhava com o senhor Carlos Gomes. Ele acabou montando sua própria empresa, a Gráfica Nossa Senhora Aparecida que funcionava no antigo Terminal Rodoviário. Aos 20 anos já estavam casados. Tiveram seis filhos: Leonel (Leo da Gráfica), Anderson (Kandoka), Eliezer (Gegel), Soraia, Sihnoret (Noret) e Roosevelt.

Católica de fé e confiança inabaláveis, tinha os Ensinamentos Divinos como caminho e a integridade como princípio. Sua vida foi marcada por desafios, mas sua postura ao sorrir, ao cuidar, ao ser positiva, ao fazer o bem, ao ser livre de preconceitos foram as marcas que a tornam inesquecível até hoje.

Dona Nêm foi uma mulher única, assim como a saudade inesgotável que deixou. Foi motivo de muito orgulho de todos os seus filhos, seus cinco netos e quatro bisnetos.

Quem teve o privilégio de conviver com ela bem se lembra de seu olhar e de sua alegria.