Cadastramento de estudantes começou nesta semana e vai até 6 de novembro

Iniciativa é direcionada a alunos que pretendem entrar na rede pública de ensino ou desejam mudar de escola em 2024

Cadastramento de estudantes começou  nesta semana e vai até 6 de novembro
O cadastro escolar é também para os candidatos que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental, no ensino médio ou na modalidade EJA (Foto: Fernanda Smith/Divulgação)




O Cadastro Escolar 2024, lançado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), já começou e os estudantes e pais de alunos devem ficar atentos ao prazo: vai até o dia 6 de novembro. Direcionado a estudantes que pretendem entrar na rede pública de ensino ou desejam mudar de escola em 2024, o cadastro está disponível por meio do Sucem (Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula) e deve ser feito pelo site: https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

No momento da inscrição, os candidatos deverão informar nome completo, data de nascimento, endereço residencial, CEP, número da carteira de identidade, CPF, filiação ou nome do responsável legal, entre outros dados. Conforme divulgou a SEE/MG, por meio do Sucem, o encaminhamento dos candidatos às vagas no ensino fundamental e ensino médio será realizado de forma unificada nos municípios que aderiram à iniciativa. “Em todo o estado, 714 municípios aderiram ao Sucem. O sistema indica as escolas estaduais e municipais mais próximas ao endereço informado pelo candidato, de acordo com a etapa de ensino pretendida. Nos municípios em que não houve adesão ao Sucem, o sistema exibirá apenas as escolas estaduais. Caso o interessado deseje estudar apenas em uma escola municipal naquela localidade, ele deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e obter informações sobre o cadastramento”, informou.

Formiga já aderiu ao Sucem. Segundo o secretário municipal de Educação, Jaderson Teixeira, atualmente, a rede municipal de ensino conta com 153 alunos matriculados no nono ano do ensino fundamental II, os quais deverão realizar o cadastramento escolar para cursar o ensino médio em outra rede de ensino. Ele ressalta que aqueles que não possuem acesso às tecnologias digitais poderão comparecer à Secretaria Municipal de Educação e Esportes, localizada na Travessa Padre Leão João Dehon, 60, Bairro Santa Tereza, nos horários de 7h30 às 11 horas e de 13 às 16 horas, para realizarem a inscrição.

Deverão ser inscritos no cadastro escolar, mais especificamente, as crianças que ingressarão no 1º ano do ensino fundamental, com 6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2024; os estudantes que ingressarão nos demais anos de escolaridade da educação básica, advindo de outras redes que não a estadual e a municipal de ensino; os alunos já matriculados na rede pública, mas que a unidade de ensino não terá o ano de escolaridade subsequente a ser cursado; os candidatos que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental, no ensino médio ou na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e alunos que estão matriculados, mas que optaram pela não renovação da matrícula por algum motivo.

A SEE/MG ressalta que os alunos que se encontram matriculados e frequentes nas escolas da rede pública terão asseguradas as suas permanências nas unidades escolares em 2024. A renovação de matrícula é realizada de forma automática. “O estudante, cuja matrícula foi renovada automaticamente, que pretenda trocar de escola em 2024, poderá solicitar o cancelamento da renovação no Sucem e se inscrever no processo de cadastramento para concorrer a uma vaga”, completou. 

 

Encaminhamento para matrícula

O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos no Sucem será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino oferecido, sempre respeitando critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V - aluno já integrante da rede pública de ensino e VI - aluno menor idade. Os resultados da alocação serão divulgados no dia 5 de dezembro, no site do Sucem.

 

Matrículas

A matrícula dos alunos da rede estadual deverá ser realizada nas escolas no período de 26 de dezembro a 12 de janeiro de 2024, de acordo com o encaminhamento realizado pelo Sucem. A confirmação das matrículas da Rede Municipal de Ensino se dará conforme o cronograma de cada Secretaria Municipal de Educação.