Carteira de Identidade Nacional é alvo de notícias falsas’, alerta Governo

Informações inverídicas têm circulado nas redes sociais de que a gratuidade para a emissão do documento é apenas para este ano

Carteira de Identidade Nacional é alvo de notícias falsas’, alerta Governo
DivulgaçãoIdentidade Nacional; em Formiga, interessados devem agendar o atendimento-(Foto: PCMG/Divulgação)




A PCMG emite a Carteira de O Governo de Minas, por meio da Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), fez nesta semana um alerta à população referente às notícias falsas sobre a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo ele, informações inverídicas têm circulado nas redes sociais de que a gratuidade para a emissão do documento é garantida apenas para este ano.

A coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, delegada Danielle Aguiar, destaca que a primeira via da CIN é gratuita para qualquer cidadão, a qualquer tempo, não havendo necessidade de urgência para requerê-la. O modelo anterior da carteira de identidade terá validade até 23 de fevereiro de 2032.

Segundo a diretora do Instituto de Identificação, delegada Adriana de Barros Monteiro, a criação e o compartilhamento de notícias falsas como essa, além de estarem sujeitas à responsabilização penal, configuram enorme prejuízo ao serviço público. 
Para obter a Carteira de Identidade Nacional e tirar dúvidas acesse o site www.mg.gov.br.