Codevida divulga critérios para doação de sangue de cães e gatos

Centro de Defesa à Vida Animal alerta que bancos de sangue dos pets frequentemente precisam de reforço para atender às necessidades de transfusões

Codevida divulga critérios para doação de sangue de cães e gatos
No Codevida, cães que aguardam por adoção já doam sangue




Doar sangue não é apenas um gesto que salva vidas entre os seres humanos, é uma prática que também pode ser vital para os animais. Segundo o Codevida (Centro de Proteção e Defesa à Vida Animal) de Formiga, os bancos de sangue para cães e gatos frequentemente precisam de reforço para atender às necessidades de transfusões. Assim, o órgão orienta sobre alguns critérios que devem ser observados na hora da doação de sangue dos pets.

Em Formiga, o Codevida realiza esse procedimento com cães que aguardam por adoção. A unidade diz estar devidamente preparada para a coleta com todos os cuidados necessários.

Quanto aos requisitos para cães doadores, é necessário que tenham entre 1 e 7 anos, pesem no mínimo 25 quilos, estejam com a vacinação em dia, testem negativo para leishmaniose e doença do carrapato, além de estarem livres de pulgas e carrapatos. A docilidade é um pré-requisito fundamental.

No caso dos gatos, as condições são semelhantes, com a faixa etária entre 1 e 7 anos, peso mínimo de 5 quilos, vacinação e vermifugação atualizadas, ausência de carrapatos e pulgas, e testes negativos para FIV (imunodeficiência) e FELV (leucemia felina). A atitude dócil também é um critério relevante.

Os cães disponíveis para doação na unidade Codevida passam por exames regulares e mantêm boa saúde, o que não apenas permite que participem do ato de doar sangue, mas certifica que estão em excelentes condições para adoção, proporcionando aos interessados a oportunidade de acolher um animal saudável e amável em seus lares.