Defesa Civil e Bombeiros divulgam dicas de segurança para dias de chuva

Fim de semana será debaixo d’água em Formiga

Defesa Civil e Bombeiros divulgam dicas de segurança para dias de chuva
Em fevereiro do ano passado, uma tempestade de 3 horas alagou vários lugares de Formiga




As chuvas chegaram com força em Minas Gerais e a previsão é de que permaneçam nos próximos dias. Em Formiga, o fim de semana será debaixo d’água, segundo a previsão do portal Climatempo. Para enfrentar possíveis ocorrências nesse período chuvoso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais divulgaram dicas de segurança.
Segundo o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Jorge Zaidam, Formiga conta com um Plano de Contingência, que é atualizado anualmente e prescreve linhas de ação em casos de urgência e emergência em dias chuvosos na cidade. ‘É preciso estar sempre alerta e qualquer sinal de perigo em decorrência das chuvas os moradores devem fazer contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros’, disse Zaidam.

Confira as dicas de segurança:
1 - Manter bueiros destampados e limpos.
2 - Manter ralos dos quintais destampados e limpos.
3 - Não jogar lixo nas ruas, rios e córregos.
4 – Confira a previsão do tempo.
5 - Em caso de tempestade não parar nem estacionar o seu veículo embaixo de árvores e postes.
6 – Dirija devagar e fique longe dos veículos à frente.
7 - Nunca tente atravessar uma área alagada estando de carro ou moto. Procure um caminho alternativo.
8 – No entanto, se for atravessar pontos de alagamento, mantenha a aceleração contínua em primeira marcha. Evite a troca de marchas durante as travessias para que não haja entrada de água no sistema do veículo e o desligamento dele.
9 - Se o veículo desligou ou perdeu a tração dentro de uma área de alagamento e não é possível abandoná-lo com segurança, mantenha a calma, ligue 193, solicite socorro e informe a sua localização exata.
10 - Em caso de tempestade com raios, busque abrigo em edificações, nunca embaixo de árvores.
11 - Para quem mora próximo de rios e córregos, ficar atento ao aumento do nível das águas e abandonar suas residências em caso de inundação.
12 - Para quem mora próximo a encostas, ficar atento ao deslizamento de barrancos e abandonar suas residências no caso disso ocorrer.
13 - Para emergências, ligue o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil Municipal (3329-1803).