Eitel de Melo Sousa

Eitel de Melo Sousa




Ver as belezas da cidade, passear pela Praça São Vicente Férrer, adentrar a matriz. Poder se maravilhar com a visão deslumbrante da Lagoa do Fundão, do Morro do Cristo e do majestoso Lago de Furnas. Os olhos brilham e se emocionam com tantas paisagens únicas que fazem o cenário de Formiga.

                Seja por qualquer ponto de vista, a Cidade das Areias Brancas é encantadora, porém, poucos podem narrar como ela é lá de cima, bem perto das nuvens. Uma dessas pessoas é o Coronel Aviador da Força Aérea Brasileira Eitel Melo Sousa, o Eitel filho do também Eitel, este Batista de Souza, e de Dona Maria Auxiliadora de Melo Sousa.

                Casado há 45 anos com Maria do Carmo, esse formiguense nascido em 20 de junho de 1955, é pai da Marina, Marília e Camila. O avô do Otávio mora em São José dos Campos, em São Paulo, onde é coronel aviador da reserva e piloto civil aposentado.

                Eitel deixou Formiga em 1970 para estudar na Epcar, Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Como piloto de caça, voou nos consagrados Mirage III e F-5, além de outras 75 aeronaves diferentes. Fez doutorado em Ensaio como piloto de prova na RAF, Força Aérea Real da Inglaterra, e curso na ETPS (Empire Test Pilot School). Trabalhou em projetos de aeronaves, dentre elas o Brasília e o AMX A1. Na aviação civil, foi diretor de operações aéreas do Banco Alfa de 1995 a 2021.

                “Não há como não ter saudades da Praça de Esportes, do Country Clube e das ruas e vielas que fazem parte de minha história, as amizades sempre foram, são e serão inúmeras. Formiga sempre foi um excelente berço e guia em toda minha vida. A possibilidade de poder voltar é sempre um sonho que não sai da mente”.