Emmanuel Tavares Ferreira Affonso

(Nel)

Emmanuel Tavares Ferreira Affonso








Foi no dia 8 de junho de 1987 que a Dona  Clarice Tavares e Seu Emmanuel Ferreira comemoraram a chegada de Emmanuel Tavares Ferreira Affonso, que se transformou apenas em Nel para as pessoas mais queridas e amigas.

Casado com Danielle Silva Gontijo, ele se foi de Formiga em 2016 em busca de novos desafios e acabou por cursar mestrado em Computação na Universidade Federal de Lavras. Pouco antes de concluir o curso de pós-graduação, passou no processo para doutorado no Cefet em Belo Horizonte para trabalhar com um orientador e desenvolver pesquisas na área de inteligência artificial. Hoje, é requisitado “Squad Leader”, um moderno profissional especializado em “criar ambiente de trabalho colaborativo, inspirador e horizontal”.

“Em minha jornada profissional, trabalhei alguns anos como assessor de T.I. no primeiro mandato do ex-prefeito Aluísio Veloso; em seguida fui trabalhar no Unifor como analista de Sistemas. Durante o doutorado, fiz amizade com um outro aluno e resolvemos abrir uma empresa de software em Belo Horizonte. Durante alguns anos, tudo funcionou bem, até que meu ex-sócio se mudou do Brasil e decidimos desfazer a sociedade. Nesse momento, uma empresa de engenharia para a qual prestávamos serviços, me ofereceu uma oportunidade de liderar uma equipe de desenvolvimento para softwares de inteligência artificial e análise de estabilidade de barragens. Apresento soluções e ferramentas para auxiliar clientes na tomada de decisões” conta.

Sobre sua infância, ele relata que até seus sete anos foi morador da Rua Nova.  Depois, mudou-se para o Bairro Cidade Nova onde ficou até a idade adulta. “Estudei a vida inteira em escolinhas como a da Cantina Padre Remaclo Fóxius. Depois, na Escola Municipal Angelita Gomes. Na minha adolescência, estive na Escola Normal e depois no Polivalente, onde concluí o ensino médio. Entre 2006 e 2009, cursei Ciência da Computação no Unifor”.

“Voltar definitivamente para Formiga… ainda não sei… mas a vida nos apresenta os caminhos e as conjunturas… o futuro dirá.