Escritor formiguense lança dois livros nesta quinta em BH

Edson Tavares apresentará as obras ‘Crianças de Digilândia, um SIM às Diferenças’ e ‘Eneápolis, a Cidade da Magia’ a partir das 19 horas, na Livraria Leitura, do BH Shopping

Escritor formiguense lança dois livros nesta quinta em BH
Capas das duas obras que serão lançadas na capital e deverão ser apresentadas também em Formiga no final deste ano




O escritor formiguense Edson José Tavares, de 58 anos, que faz parte da Academia Formiguense de Letras (AFL) e atualmente vive em Belo Horizonte, lançará nesta quinta-feira, dia 19, dois novos livros: “Crianças de Digilândia, um SIM às Diferenças” e “Eneápolis, a Cidade da Magia”. A apresentação das obras será a partir das 19 horas, na Livraria Leitura, do BH Shopping.

Conforme contou o escritor, as obras são os fascículos 3 e 4 da série infantil “Aprendendo a viver”, escrita por ele. “O número 1 foi ‘O Tablet e a Máquina de Escrever’, que narra um conflito entre o novo e o antigo, e que visa levar a criança a respeitar, entender e valorizar os mais velhos, pais, avós e todo um passado que é responsável pelo que elas têm e vivem no hoje. O número 2 foi ‘Passarinhando às margens do Rio Formiga’, uma jornada que busca despertar nas crianças a necessidade de observar a natureza, respeitar e buscar a sustentabilidade do meio ambiente. O número 3, que será lançado, narra a história acontecida na cidade de Digilândia, cujas crianças moradoras são impressões digitais. Logicamente são todas diferentes, cada uma com características únicas que as diferenciam e as tornam especiais. Entretanto, são vítimas de preconceito por determinadas características. O livro, que busca levar a criança a valorizar e respeitar as diferenças, foi apresentado pelo presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, e suas palavras me deixaram muito feliz. O número 4, que também será lançado, conta a história ocorrida na cidade de Eneápolis. Ennea em grego significa 9, então cidade das 9 crianças. Cada uma com personalidade bastante diferente da outra, com lindas características que as diferenciam. Elas se unem em prol de uma causa. Provavelmente, as crianças irão se identificar com a personalidade desta ou daquela criança do livro e quem sabe tentar melhorar em algum aspecto. O livro busca firmar coisas positivas nas personalidades de forma que os pequenos, desde cedo, busquem se conhecer melhor”, explicou o escritor.

Edson disse que pretende lançar esses dois livros em Formiga. “Quase lancei essas obras no evento ‘Árvore do Livro’, realizado na Praça São Vicente Férrer, só que o livro ‘Eneápolis’ só terminou nesta terça-feira. Estou conversando com a Prefeitura para realizarmos o lançamento em novembro ou dezembro e, se possível, com a presença de alguns alunos de escolas públicas e particulares.”

Os dois novos livros de Edson Tavares podem ser encontrados nas livrarias Leitura e do Psicólogo, em Belo Horizonte.

 

O escritor

Casado e pai de dois filhos, o escritor formiguense mora fora desde 1999, mas vem com frequência a Formiga para visitar os familiares. “Eu passei no concurso da Polícia Federal e fui morar em Palmas, no Tocantis, e, no ano passado, fui removido para Belo Horizonte, onde permaneço, agora aposentado.”

Com esses dois novos livros, Edson Tavares passa a contar com seis obras lançadas: duas de poemas e quatro infantis. Ele afirma que escreve desde adolescente. “A minha primeira publicação foi o livro ‘Diálogo do Pensamento’, em 2012, que foi basicamente uma coletânea dos meus escritos de outrora. Em relação à poesia, o que me inspira é o sentimento e não a razão. Escrevo aquilo que sinto. Meu próximo livro de poesias, em andamento, terá como título ‘Poesia não é razão, poesia é momento, poeta não tem razão, poeta tem sentimento’. Quanto à literatura infantil, tenho consciência da responsabilidade de escrever para crianças, o quanto a leitura pode influenciar suas vidas. Assim, tento passar uma mensagem positiva e educadora para o caminhar dos pequenos”, comentou o escritor.

Capas das duas obras que serão lançadas na capital e deverão ser apresentadas tambem em Formiga no final deste ano

O escritor formiguense Edson Jose Tavares