Festival do Queijo de Formiga começa nesta sexta
Terceira edição do evento será realizada na Casa do Engenheiro
O 3º Festival Formiguense do Queijo começa nesta sexta, a partir das 18 horas, na Casa do Engenheiro. O evento, que é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, em parceria com a Emater-MG, vai até sábado, dia 20, com concurso de queijos, praça de alimentação, curso de harmonização de queijos, cozinha show, exposição e venda de queijos, produtos de charcutaria, cachaça e artesanato, além de apresentações musicais.
Para hoje, está programado show do músico André Gouveia e banda Aubah, às 20 horas, e uma degustação comentada de queijos, charcutaria e cerveja, promovida pelo Instituto Tatame do Bem, em parceria com o Sebrae Minas e a Cervejaria Furst. Ela será ministrada por Eduardo Girão, jornalista gastronômico e especialista em queijos, e ocorrerá em dois horários: o primeiro às 18h30 e o segundo às 20h30.
Sábado, às 13 horas, haverá o Cozinha Show, com Camylla Leonel, proprietária da empresa Dfumô da Serra, que ensinará uma receita especial de arroz com frango defumado, além de dar dicas gastronômicas aos participantes. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, as cem primeiras pessoas que chegarem ao evento e doarem um quilo de alimento não perecível para o Banco Municipal de Alimentos receberão um ticket para degustar a receita produzida por Camylla.
Às 14 horas, ocorrerá a apresentação musical do grupo Garotos do Pagode e às 21 horas show da banda Let It Beatles.
De acordo com Anuar Teodoro, um dos objetivos do Festival Formiguense do Queijo é promover a divulgação dos queijos produzidos na região. “Nos últimos anos, produtores vem conquistando importantes premiações em concursos internacionais e o festival será um momento propício para que toda a população possa conhecer, experimentar e adquirir os excelentes queijos produzidos em nossa cidade”.
O secretário contou ainda que a ideia do festival e do concurso do queijo surgiu depois que a Prefeitura iniciou, em 2021, o projeto de fortalecimento e valorização do queijo produzido em Formiga. “Esse projeto, desenvolvido em parceria com a Emater e o Unifor, através do curso de medicina veterinária, e também o Sebrae, levou nossos produtores de queijo para diversos concursos mundiais e em todos eles os formiguenses foram premiados com ouro, prata ou bronze, o que nos chamou muito a atenção. Com isso, achamos importante mostrar para a população de Formiga a qualidade dos queijos produzidos aqui e foi então que criamos em 2022 o Festival Formiguense do Queijo e o concurso regional. Temos conseguido trazer autoridades e especialistas do Brasil inteiro para conhecer os nossos produtos e também gerado renda para nossos produtores, que estão abrindo novos mercados. Estamos em um processo muito avançado da equiparação do nosso serviço de inspeção ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal [SISBI POA]. Acredito que em breve vamos receber a equiparação. E a importância dessa equivalência ao SISBI é que nossos produtores poderão comercializar os seus produtos no Brasil inteiro, com segurança, e mostrar a qualidade dos nossos produtos para todo o país”, explicou.
O diretor de Políticas Rurais da Prefeitura, Alex Faria, ressaltou que o Festival Formiguense do Queijo será um momento propício para que a população de Formiga e região possa conhecer, experimentar e adquirir os excelentes queijos produzidos na cidade.
Concurso do queijo
Essa também será a terceira edição do concurso do queijo que tem premiado os produtores de Formiga e região. Neste ano, serão seis categorias na disputa: Muçarela; Provolone; Queijo Minas Frescal; Queijo Minas Artesanal (QMA); Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural e Inovações.
O concurso contará com uma comissão julgadora composta por pessoas que tenham conhecimento da cadeia de produção do queijo, entre profissionais da culinária, pesquisadores, professores da área de laticínios, profissionais da área de inspeção de produtos lácteos e da sociedade civil. O julgamento dos queijos participantes será realizado durante o festival. As amostras serão apresentadas aos jurados identificadas apenas por um código padronizado, com letras ou dígitos, conforme codificação preparada pela comissão organizadora do concurso. Cada jurado dará notas aos atributos de “apresentação”, “textura”, “cor”, “consistência” e “paladar”. A premiação ainda não foi divulgada pela Prefeitura.
Edição passada
Em 2023, o Concurso Regional do Queijo contou com a participação de 21 produtores de nove municípios – Bambuí, Delfinópolis, Formiga, Lagoa da Prata, Medeiros, Pains, Santo Antônio do Monte, São Roque de Minas e Vargem Bonita - e um número recorde de queijos inscritos, 59 no total.
O produtor formiguense Edmilson Rolindo, da empresa “O Melhor de Minas”, foi um dos classificados no concurso do ano passado. Ele ficou em 2º lugar na categoria “Queijo Provolone”. Segundo o produtor, participar do concurso deu ainda mais visibilidade ao seu produto em Formiga e região. “Estamos há 3 anos participante de concursos de queijo no Brasil. Já ganhamos o ouro no Mundial de Araxá, a prata no Mundial de São Paulo e, neste ano, fomos bronze também no Mundial de São Paulo. Todos esses prêmios foram com o queijo provolone, o mesmo que nos premiou ano passado em Formiga. É muito satisfatório para nós essa valorização do nosso produto. Participar desses concursos nos faz ter uma rede de contatos, nos faz conhecidos. As degustações e o julgamento dos nossos produtos são muito importantes para nós, porque nos mostra onde estamos errando ou acertando. Também nos faz querer melhorar o produto e ser reconhecido cada vez mais”, ressaltou.
O Concurso Regional do Queijo contará com uma comissão julgadora composta por pessoas que tenham conhecimento da cadeia de produção do queijo
O primeiro dia de evento terá show de André Gouveia e banda Aubah