Filmes dirigidos por formiguense são destaques em revista espanhola

‘Gerda Malaperis’ e ‘La Patro’ são dois longas do cineasta Joe Bazilio que têm como idioma o esperanto

Filmes dirigidos por formiguense são destaques em revista espanhola
Capa da revista ‘Cabiria’




Dois filmes do cineasta formiguense Joe Bazilio foram recentemente destaque em uma revista espanhola de cinema. Os longas “Gerda Malaperis” e “La Patro”, que tem como idioma o esperanto, foram citados na edição 17/2023 do periódico “Cabiria”, de propriedade de Gonzalo Montón Muñoz.

A reportagem, feita pelo jornalista José Antonio del Barrio Unquera, aborda o setor cinematográfico que vem investindo no esperanto, demonstrando que essa língua se presta também para as telonas do cinema. “Ele cita diversos filmes consagrados que utilizaram total ou parcialmente esse idioma e fala também de um dos maiores produtores atuais do cinema, Alfonso Cuarón, autor de ‘Gravity’, ‘Labirinto do Fauno’ e ‘Roma’. Em sua produtora, Esperanto Filmoj, Alfonso tem usado essa língua em algumas produções. Seu filho também embarcou nessa ideia e criou a Esperanto Kino, produtora que tem se destacado no mercado cinematográfico”, contou Joe Bazilio.

Ao citar os filmes dirigidos por Joe Bazilio, a reportagem ressalta a divulgação mundial deles como eficientes para o aprendizado da língua, já que são didáticos e introduzem os espectadores na conversação de forma crescente. Além disso, os DVDs dos filmes contêm legendas em dez idiomas, todas transcritas por esperantistas em seus países de origem e aplicadas no Brasil por Joe Bazílio e sua equipe.

Quem quiser conferir toda a reportagem basta acessar o site https://cinemaravillas.com/cabiria.

Os filmes ‘Gerda Malaperis’ e ‘La Patro’ são citados na página 153 da revista

O cineasta formiguense Joe Bazilio