Formiga quer acabar com a covid-19 com ampliação da vacina bivalente

Nesta quarta-feira, dia 26, foi dado início na cidade à imunização de pessoas acima de 18 anos

Formiga quer acabar com a covid-19 com ampliação da vacina bivalente
A Pfizer Bivalente é eficaz contra algumas variantes mais recentes do coronavírus, como a ômicron (Foto: Reprodução/Prefeitura de Itapevi)




Para acabar com a covid-19, Formiga acatou as normas do Governo Federal e ampliou a vacinação com a Pfizer Bivalente para pessoas acima de 18 anos. A aplicação das doses começou nesta quarta-feira, dia 26, em todas as unidades básicas de saúde da cidade.

A ampliação do público-alvo, anunciada nesta semana pelo Ministério da Saúde, foi motivada no Brasil pela baixa procura pela Bivalente, que é eficaz contra algumas variantes mais recentes do coronavírus, como a ômicron. Até então, essa vacina estava disponível somente para grupos prioritários, como idosos, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas.

“A ampliação da oferta de doses bivalentes para maiores de 18 anos é uma boa notícia para quem quer se vacinar, mas representa uma péssima notícia para o Brasil, que está com uma cobertura muito aquém do esperado. Essa baixa procura nos surpreende”, afirmou a médica Isabella Ballalai, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), ao portal da BBC News Brasil.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, epidemiologista Ethel Maciel, disse ao portal que a proposta do governo é vacinar o maior número de pessoas antes de junho, quando a temporada de frio se intensifica e os casos de infecções respiratórias tendem a subir.

A vacinação com a Bivalente no país, assim como em Formiga, começou em fevereiro deste ano. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 31 de março, 2.893 formiguenses dos grupos prioritários tomaram o imunizante.

O secretário da pasta, Gleidson Frade, vê com bons olhos a ampliação da vacinação. “O reforço da vacinação é muito importante no combate à pandemia já que, apesar do controle da doença e da diminuição do número de casos graves, a doença não acabou definitivamente."

A escala de vacinação com a Bivalente em Formiga será divulgada semanalmente pela Administração Municipal. De acordo com a Prefeitura, a vacina está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina monovalente contra a covid-19 como dose de reforço.

O intervalo mínimo recomendado para a dose de reforço (bivalente) é de quatro meses a partir da última dose de qualquer reforço monovalente ou última dose do esquema primário.

A Administração Municipal ressalta que é importante que todas as pessoas atualizem o esquema primário de vacinação contra a covid-19 e recebam a dose de reforço sugerida pelo Programa Nacional de Imunizações. A dose de reforço para pessoas entre 5 e 17 anos, 11 meses e 29 dias será realizada com a vacina monovalente disponível.

O Ministério da Saúde mantém a recomendação de vacinação contra a covid-19 a toda a população elegível acima de 6 meses de idade, considerando as especificações da população e epidemiologia do país.