Formiga terá novo Fórum a partir de segunda

Prédio poderá comportar até 9 varas; inauguração contará com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Correa Junior

Formiga terá novo Fórum a partir de segunda
O novo prédio do Fórum Magalhães Pinto conta com cinco pavimentos e os andares são interligados por dois elevadores




A nova sede do Fórum Magalhães Pinto, construída na Avenida Deputado João Pimenta da Veiga, no Bairro Engenho de Serra, será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 16. O empreendimento, que começou a ser construído em 2020 pelo Grupo CLL Engenharia, fica em um terreno de 7.285,37 metros quadrados. 

A solenidade está marcada para as 14 horas e contará com a presença de diversas autoridades do município e do meio jurídico, como o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Correa Junior; o primeiro vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o segundo vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna; o terceiro vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça, e o diretor do Foro da Comarca de Formiga, juiz de Direito Altair Resende de Alvarenga.

A construção da nova sede do fórum foi necessária para atender aos anseios dos magistrados, servidores, promotores, advogados e da população de Formiga. O prédio onde atualmente funciona o fórum, na Rua Silviano Brandão, é muito antigo e já não comportava os trabalhos da Comarca, que cresceu e passou de três para cinco varas. 

O novo prédio da Comarca de Formiga conta com cinco pavimentos, em 6.544,31 metros quadrados de área construída. Ele tem espaço para nove varas, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), o Tribunal do Júri, o Juizado Especial e os setores de apoio. Todo o atendimento jurisdicional será na unidade.

O prédio conta ainda com estacionamento para 111 veículos, sendo 22 vagas para motos. Há também bicicletário com 24 suportes. Os andares são interligados por dois elevadores, com total acessibilidade. O prédio tem completo controle de acesso, informatização completa, reaproveitamento de água e energia solar. 

A Comarca de Formiga foi instalada em 1892. Além da cidade, ela abriga os municípios de Córrego Fundo e Pimenta. Ao todo, são aproximadamente 83 mil habitantes nas três cidades do foro, sendo 70 mil somente em Formiga.