Furnas abre comportas e empresários e turistas temem esvaziamento do lago

Furnas abre comportas e empresários e turistas temem esvaziamento do lago
As comportas foram abertas na sexta à tarde (Foto: Eletrobrás)




Clubes, balneários e proprietários de casas de veraneio estavam à espera do sol para que o fim de férias fosse só de festas, afinal de contas, o lago não estava tão cheio há dez anos. Empregos voltaram a ser gerados e o mercado de imóveis ganhou fomento como não via há anos.

O que gerou apreensão foi a notícia de que as comportas da Usina Hidrelétrica de Furnas (UHE), cujo lago artificial banha Formiga, foram abertas na tarde de sexta-feira, dia 13. O medo do lago esvaziar é grande.

Segundo o portal “G1”, a operação ocorreu diante da determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para controle de nível dos reservatórios, após cheias causadas pelas chuvas.

Furnas está com um volume útil de cerca de 86%, o que corresponde a 766 metros de elevação. A última vez que a UHE abriu o vertedouro para controle de cheias em decorrência das chuvas foi em 2012.

Os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pelo ONS, responsável por operar o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética.

Volume útil é a diferença entre o volume máximo de um reservatório e seu volume morto, ou seja, é a parcela de água do reservatório que pode efetivamente ser usada para geração de energia.