Gastrite em cães

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Gastrite em cães
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




Gastrite é o termo médico para a inflamação do revestimento gastrointestinal.  Existem duas formas principais de gastrite em cães - aguda ou crônica.

A gastrite aguda em cães é muito mais comum do que a forma crônica e, em muitos casos, pode passar tão rapidamente que os pais do animal de estimação podem nem saber que seu cão estava doente.

O sintoma clássico de ambas as formas de gastrite é o vômito, mas quando a condição é crônica, haverá vários outros sintomas também; gastrite crônica não tratada pode causar sérios danos ao trato gastro intestinal.

Outros sintomas observados em cães com gastrite crônica incluem:

Diarréia

Desequilíbrio eletrolítico

Sangramento do trato intestinal (procure por fezes negras ou vômito “borra de café”)

Letargia, fraqueza

Dor abdominal e cólicas

Vômitos, náuseas, animal babando

Febre

Diminuição do apetite e perda de peso

Desidratação

 

Como a forma aguda da doença, a gastrite crônica também pode estar relacionada a algo na dieta do seu cão, incluindo alergias alimentares, uma reação a um ingrediente ou a um medicamento ou suplemento administrado regularmente. Também pode estar presente junto com a doença inflamatória intestinal, outras doenças sistêmicas, como doença renal ou hepática, disfunção da vesícula biliar ou da bile.

Seu veterinário pode confirmar a gastrite com exames de sangue, exame de urina, exames fecais e de microbioma, radiografia abdominal, ultrassonografia abdominal ou endoscopia. Na maioria das vezes, um diagnóstico definitivo envolve várias etapas e testes significativos para descartar outros distúrbios.

É extremamente importante que seu veterinário descubra a causa raiz da gastrite crônica de seu cão para que juntos vocês possam resolvê-la – não apenas os sintomas. Cursos curtos de medicamentos podem ser necessários para a redução dos sintomas, mas resolver totalmente ou gerenciar com sucesso a causa da condição deve sempre ser o objetivo.

Ajudando um cão com gastrite aguda a se sentir melhor e mais rápido

Suspenda alimentos (mas nunca água) por 24 horas. Se o seu cão vomitar até a água, consulte o seu veterinário sobre hidratação subcutâneos que você pode dar em casa, junto com medicamentos anti-vômito. Durante esse período, várias substâncias calmantes, podem ajudar a manter o revestimento irritado do estômago e reduzir a probabilidade de formação de úlceras.

Dra. Lu Barbosa

Nutróloga Pet

CRMV 8267

Formiga-MG