Desmame com Alimentação Natural

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Desmame com Alimentação Natural
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




Uma dúvida comum é sobre a idade mínima pros cães e gatos começarem a receber Alimentação Natural (AN). Eu costumo responder que todos os cães podem passar do leite materno direto para a AN. Não existe necessidade de passar o filhotinho pra ração e só depois fazer a transição da ração pra AN.

Quando começar?
Inicie a transição alimentar por volta da 2ª semana de vida dos filhotes, se a ninhada for numerosa, se a mãe não tiver muito leite ou quando a raça em questão tem desenvolvimento precoce. Ou a partir da 3ª semana quando os filhotes começam a explorar o ambiente e mostram interesse por outros alimentos.

O que servir?
Comece com carnes magras. Faça uma bolinha de carne moída crua ou levemente cozida compatível com a boquinha do bebê e ofereça. Se mostrarem interesse, é sinal verde para começar o desmame. Um “mingau” de carne magra moída com leite de cabra costuma fazer sucesso nesse início.
Conforme os filhotes começarem a comer mais e mamar menos, geralmente lá pela 4ª semana de vida, entre com uma receita básica de dieta para filhotes.
Escolha uma modalidade de AN, devidamente suplementada, triture-a (os bebês costumam cuspir partes durinhas e ossos) e sirva.
Além do leite de cabra, você pode adicionar caldo de ossos à papinha de AN para facilitar a ingestão das primeiras refeições sólidas.
Nessa fase é normal o bebê andar sobre a comida, brincar com ela para se acostumar com o sabor, cheiro e textura. Você também pode usar seus dedos limpos para esfregar um pouco da papinha nos lábios dos filhotes para estimular o interesse deles pela comida.

Importante
A mãe deve ter acesso aos filhotes o tempo todo, assim ela controla o tempo que passa amamentando e cuidando deles. Quando damos início à transição alimentar, os filhotes naturalmente passam a mamar menos, mas é importante que a mãe conduza e encerre o processo de amamentação dos filhotes no tempo dela.
Enquanto a cadela ou gata estiver amamentando sirva a ela uma dieta mais caprichada, com variedade de vísceras e um suplemento de vitaminas e minerais específico para crescimento, para suprir os exigentes requerimentos nutricionais dela e dos filhotes.

E depois?
O momento ideal para os filhotes irem para seus lares definitivos é entre a 8ª e a 12ª semana de vida. Essa recomendação varia de acordo com a raça, porte, taxa de desenvolvimento individual, temperamento da mãe e situação da mãe e da ninhada.
A partir da 8ª semana de vida dos filhotes triture cada vez menos a papinha e sirva o alimento em pequenos pedaços para incentivar o uso dos dentinhos.
Com 9 semanas eles já devem conseguir comer os alimentos em pedaços maiores.


Fonte: site Cachorro Verde

Dra. Lu Barbosa - Nutróloga Pet
CRMV8267 - Formiga-MG