Incêndio de grandes proporções atinge duas fazendas em Pontevila

Ocorrência foi registrada no sábado, dia 24, pelo Corpo de Bombeiros

Incêndio de grandes proporções  atinge duas fazendas em Pontevila
A fumaça do incêndio podia ser vista de pontos mais distantes do Distrito Turístico como, por exemplo, o Balneário Furnastur




Um incêndio de grandes proporções foi registrado no sábado, dia 24, às margens do Lago de Furnas, no Distrito Turístico de Pontevila. O fogo atingiu duas fazendas ao lado do clube Encosta do Lago e gerou preocupação nos moradores daquela região.

As chamas se alastraram rapidamente e a fumaça podia ser vista de pontos mais distantes do Distrito Turístico como, por exemplo, do Balneário Furnastur. Segundo informações do Encosta do Lago, o incêndio provocou foi um grande susto, mas não atingiu o clube e nem as casas daquele local.

A 4ª Companhia de Bombeiros Militar de Formiga foi acionada para registrar a ocorrência. O fogo foi controlado pela equipe e, conforme informações de terceiros, o prejuízo foi apenas material, como as plantações que foram queimadas, não havendo ainda relato de nenhuma vítima.

Outros incêndios

Nesse fim de semana, o Corpo de Bombeiros atendeu a dois outros incêndios em Formiga, porém na área urbana. O primeiro foi na manhã de sábado, dia 24, em um lote vago na Rua São Vicente de Paula.

“A equipe de Bombeiros foi acionada para conter um incêndio em lote vago aos fundos de várias residências colocando as mesmas em risco. O fogo se alastrou rapidamente, devido à vegetação estar seca, provocando altas chamas e muita fumaça. A equipe conseguiu extinguir o incêndio evitando danos maiores ao patrimônio e ao meio ambiente”, relatou a companhia.

O segundo foi por volta das 23 horas desse domingo, dia 25, em uma área não protegida da Rua Sincero José Inácio, na Vila Esperança. De acordo com os Bombeiros, o fogo consumiu a vegetação composta por braquiária e bambuzal. “As chamas estavam altas e ameaçavam as residências próximas. Ao chegar ao local, a equipe de bombeiros demonstrou agilidade e eficiência e conseguiu controlar e extinguir as chamas de forma eficaz, evitando danos maiores a vegetação e garantindo a segurança da comunidade local. Devido à dificuldade de acesso ao foco do incêndio, foi necessário utilizar uma escada para acessar o terraço de um imóvel, facilitando o combate direto às chamas”, informou.

Ainda conforme os Bombeiros, o incêndio afetou uma área de aproximadamente 0,07 hectares e cerca de 1.000 litros de água foram empregados para conter e apagar o fogo. A 4ª Companhia ressalta a importância da conscientização e prevenção contra incêndios em áreas naturais, especialmente durante períodos de clima seco. A colaboração da comunidade é fundamental para preservar o patrimônio ambiental e garantir a segurança de todos.

Na Rua São Vicente de Paula, o incêndio ocorreu em um lote vago aos fundos de várias residências, colocando-as em risco