Luz, câmera, ação

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Luz, câmera, ação




Este comando geralmente é direcionado para os artistas da sétima arte, o cinema.

Atores, cineastas, produtores, diretores, cinegrafistas, e demais profissionais da bela arte audiovisual são orientados e comandados a seguir esta rotina, enquanto gravam as cenas, desenvolvem o enredo da história, e movimentam as personagens no desenrolar do texto.

No Brasil, o cinema chegou em 1898, no dia 19 de junho, quando aconteceu a primeira exibição de um filme, o qual mostrava a paisagem do Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara. Uma sessão de estreia dirigida pelo ítalo-brasileiro, Afonso Segreto. Foi um marco inicial de uma história que tem muitos percalços, mas que seguiu em frente com muita persistência.

E é a partir desta data que houve uma evolução histórica do cinema nacional. Grandes investimentos, surgimento de competentes cineastas, aperfeiçoamento e dedicação de muitos artistas e profissionais da área que, desta forma, fizeram o cinema brasileiro acontecer de forma brilhante e com estrutura gigantesca espalhada em cada canto do território brasileiro.  

Muitos filmes: documentários, musicais, romances, dramas encantaram o povo e a paixão pelo cinema conquistou lugar no coração do brasileiro.

Com o passar dos tempos surgiram novas tecnologias que exibiam filmes e neste contexto surgiu a adaptação dos livros “as obras clássicas” da literatura brasileira que inspiraram filmes, mini série e série de grandes sucessos na TV.

Desta forma, a equipe da Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes destaca esta data tão importante, “Dia do Cinema Brasileiro” apresentado o grande êxito da literatura brasileira sendo fonte inspiradora da sétima arte, gerando a produção de excelentes filmes nacionais.

E na oportunidade espera a visita da comunidade leitora de Formiga para conhecer o acervo correspondente a esta relevante comemoração.