Mais de 400 famílias estão com o CadÚnico desatualizado em Formiga

Inscritos estão sendo chamados pela Prefeitura para regularizar a situação

Mais de 400 famílias estão com o CadÚnico desatualizado em Formiga
O CadÚnico dá direito a participar de diversos programas sociais. Um deles é o Bolsa Família (Foto: Agência Brasil/Reprodução)




Mais de 400 famílias em Formiga correm o risco de perder os benefícios de programas sociais oferecidos pelo Governo Federal. É que elas estão, há mais de dois anos, com seus registros desatualizados no CadÚnico (Cadastro Único), instrumento coordenado pelo Ministério da Cidadania para identificar as famílias de baixa renda que tenham direito aos benefícios, como o já conhecido Bolsa Família.
Os inscritos já estão sendo chamados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, para regularizar a situação. No entanto, como a procura pela regularização do CadÚnico está baixa, a Administração Municipal reforçou a convocação nesta quinta-feira, dia 26.
Conforme divulgado, os inscritos devem procurar o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de suas casas para agendar o atendimento e realizar a atualização do cadastro.
A coordenadora do CadÚnico em Formiga, Amanda Cristina Silva, disse que a regularização é necessária para evitar o bloqueio e o cancelamento dos benefícios, uma vez que o Governo Federal estipulou um prazo para bloqueio do benefício daquelas famílias que estão com cadastro desatualizado ou divergente. Segundo Amanda, em Formiga, há 2.659 famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.
O município possui quatro unidades do Cras e o Cedesc, onde são feitos os cadastros. Confira os endereços:
Cras 1 – Rosário: Rua José Francino, 465, telefone: 3329-1817;
Cras 2 – Nossa Senhora de Lourdes: Rua Agostinho Teles de Castro, 320, telefone: 3329-1808;  
Cras 3 - Souza e Silva: Rua Alexandre José de Oliveira, 102, telefone: 3329-1810;
Cras 4 - Novo Horizonte: Rua Dico Lavino/ sn, telefone: 3329-1833 e Cedesc - Geraldo Veloso: Rua Contorno dos Pomares, s/n, telefone: 9.9178-2221.

Quem pode se inscrever no CadÚnico

O CadÚnico é um registro que permite ao Governo Federal saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Podem se inscrever nele as famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.
Para se cadastrar, basta ir ao Cras mais próximo de casa. Para isso, o responsável pela família deve levar sua carteira de identidade ou de trabalho; CPF ou Título de Eleitor e um comprovante de residência. Se não tiver comprovante de residência, ele deve fazer uma declaração, informando onde mora. Além de seus próprios documentos, o responsável pela família deverá apresentar pelo menos um documento de cada pessoa que mora na sua casa: CPF, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, carteira de trabalho ou título de eleitor. Cada pessoa deve estar cadastrada com a sua família.
O CadÚnico dá direito a participar de diversos programas sociais. Os principais são: Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; ID Jovem; Carteira do Idoso e Minha Casa Minha Vida.