Noite Mineira dos Museus e Bibliotecas realizada com sucesso em Formiga
Evento contou com apresentação do violinista Lucas Freitas e declamação de poesia de Victor Marques

A 9ª edição da Noite Mineira dos Museus (NMMB), promovida pelo Governo do Estado, foi realizada com sucesso na noite desta quinta-feira, dia 13, em Formiga. O evento ocorreu no Museu Municipal Nhonhô Fonseca e encantou o público presente.
Entre os espectadores estavam o prefeito Coronel Laércio, a vice-prefeita Taciana Carvalho e o secretário de Cultura, Alex Arouca. Segundo Alex, foi um momento muito rico para a cultura formiguense. “A gestão municipal se sente honrada de participar do desse evento, junto a outros 75 municípios que, simultaneamente, realizaram suas ‘Noites Mineiras de Museus e Bibliotecas’”, comentou.
Na ocasião, o violinista Lucas Freitas fez uma apresentação musical, tocando duas composições do formiguense Francisco Fonseca, (Nhonhô Fonseca, que dá nome ao museu): "Fantasia para violino e piano" e a valsa "Luar de serenata". Houve também a declamação de uma poesia do escritor e poeta Victor Marques em homenagem a Francisco Fonseca, celebrando seus 141 anos.
A Noite Mineira
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas registrou um recorde na adesão de municípios. Conforme divulgou o Governo do Estado, participam do projeto 75 cidades mineiras, das quais 29 são estreantes, um aumento expressivo em relação à edição anterior, que contou com 45 municípios. São 120 atividades em 107 equipamentos culturais de diferentes regiões do estado.
Criada em junho de 2022, a NMMB já passou, desde então, por 129 cidades diferentes, somando quase 500 atividades realizadas em mais de 170 museus e bibliotecas de diversas regiões do estado, cumprindo seu objetivo de democratização e descentralização do acesso à cultura em Minas.
O poeta Victor Marques