O Dia do Escritor

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

O Dia do Escritor




O Dia do Escritor, comemorado anualmente em 25 de julho, reconhece o papel fundamental dos escritores na sociedade ao homenagear suas contribuições, oferecendo destaque à importância da escrita como uma forma de expressão poderosa e transformadora.

Mais do que simples contadores de histórias, os escritores desempenham um papel crucial ao capturar a essência da humanidade através das palavras. Eles são arquitetos de mundos imaginários, críticos sociais e guardiões da memória, cultura e história coletiva.

 Desde os primeiros hieróglifos até a literatura contemporânea, a escrita é uma importante ferramenta que a humanidade desenvolveu, sendo portanto, a base da transmissão do conhecimento humano e das mais variadas visões de mundo.

Além de seu papel histórico-cultural, a escrita desempenha um papel vital na educação e no desenvolvimento pessoal. Ela estimula a criatividade, promove a reflexão e melhora as habilidades de comunicação. Como uma forma de arte, a escrita permite que cada pessoa deixe sua marca única no mundo, contribuindo para um diálogo global o que enriquece a compreensão mútua e fortalece os laços entre os mais diversos povos.

Sabendo da importância do papel dos escritores, desde 2010 foi instituída pela Lei municipal nº 4.359/2010, em Formiga, a Semana do Livro e dos Escritores Formiguenses e com esta o “Circuito dos Escritores Formiguenses" que neste ano, está sendo realizado entre os dias 22 e 27 de julho no prédio do CEMAP, Biblioteca Pública Dr. Sócrates Bezerra de Menezes e Praça da Matriz.

O acervo da Biblioteca Pública Municipal Doutor Sócrates Bezerra de Menezes, situada na Praça São Vicente Férrer, número 140, Centro de Formiga, conta com diversos livros escritos por autores nascidos ou residentes na cidade das “Areias Brancas” e estes estão disponíveis para empréstimo.