8 de dezembro - Dia Nacional da Família

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

8 de dezembro - Dia Nacional da Família




Essa é uma data para celebrar e homenagear a família, ressaltando sua importância na vida de cada indivíduo.

Crescer dentro de uma família com vários irmãos não é uma tarefa fácil, mas, ao mesmo tempo, calorosa. Conflitos, gritos, castigos, mas muito carinho, travessuras e boas risadas, como deve ser em todo lar. A lembrança mais gostosa é a de todos juntos numa noite chuvosa, sentados no chão, assistindo televisão. Como seria bom se essa noite durasse para sempre.

O conceito de família celebrado nessa data é amplo e se estende para além da família tradicional. Abrange diferentes tipos de formação familiar, nas quais existe a relação afetiva entre pessoas, independente de laços sanguíneos. É importante lembrar que a família tem um papel fundamental na vida das crianças, pois é neste contexto que elas aprendem, se desenvolvem e são inseridas na sociedade.

A família é importante na medida que possibilita a cada membro constituir-se como sujeito autônomo. É o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando.

A família é o berço do amor, da compreensão e do afeto. É o lugar onde as pessoas devem encontrar apoio, lições e aprendizados, mas, que acima de tudo, relações saudáveis e de convivência harmônica. São os laços afetivos que determinam as relações familiares.

 Pode-se dizer que a família é fruto da união e do amor. É o vínculo afetivo mais valorizado e, por isso, é considerada a unidade básica da sociedade. Defender a família é zelar por um futuro melhor, uma sociedade mais equilibrada e um mundo mais justo.

A Biblioteca Osório Garcia, sabe da importância desta data, porque todos os dias, laços precisam ser cuidados, ações observadas e fortalecidas. A Bibliotecária tem à disposição um acervo literário e didático para agregar a estas atividades mais cultura e informação. O acervo infantil mostra aos pequenos, cidadania, cultura, costumes, religião, diversão e, ao mesmo tempo, o mundo mágico da literatura.