O que deixa os cães ansiosos?

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

O que deixa os cães ansiosos?
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




Assim como os humanos, os cães podem sentir ansiedade. Seu cão nem sempre apresenta sintomas óbvios, como se esconder, tremer ou uivar, então conheça esses sinais muito mais sutis. Para chegar à raiz da ansiedade, experimente algumas opções calmantes para ajudar a acalmar os nervos de seu filhote naturalmente.

Sinais comuns de medo, ansiedade e estresse a serem observados incluem: Tremores, andando de um lado para o outro ou andando em círculos, bocejar (especialmente quando frequente ou prolongado), comportamentos compulsivos, como lamber-se, lamber o chão ou as paredes, ou latir excessivamente, andar de um lado para o outro, cavar, babar, diarreia, gotejar urina, uivos, aumento da frequência cardíaca e respiração ofegante – esta é uma resposta involuntária, hiperatividade, comportamentos destrutivos.

E mesmo não sabendo a causa, é possível que você seja a fonte do estresse, especialmente se usar métodos de treinamento baseados em punição, como gritar, bater ou usar coleira de choque.

Também é uma boa ideia consultar seu veterinário se seu cão estiver exibindo sinais de ansiedade para garantir que não seja uma condição de saúde envolvida.

Estratégias calmantes adjuvantes para animais de estimação

Enquanto você trabalha para chegar à raiz da ansiedade e padronizar positivamente os comportamentos, existem muitas opções naturais para ajudar a acalmar os nervos do seu cão.

Tocar música, especialmente música clássica, é uma estratégia simples.

No entanto, um dos passos mais importantes é certificar-se de que seu cão está fazendo muito exercício – mental e físico – diariamente.

Descobri que a ansiedade de um cão é inversamente proporcional à quantidade de exercício que ele faz.

Se ocorrer ansiedade quando seu cão estiver sozinho em casa, deixe-o com uma peça de roupa ou cobertor que tenha o seu cheiro.

Agende passeadores de cães ou creches para cães.

Procure brinquedos de liberação de guloseimas ou um tapete para lamber também para ajudá-lo a passar o tempo.

Também recomendo consultar um veterinário integrativo sobre protocolos fitoterápicos e nutracêuticos para redução do estresse.

 

Dra. Lu Barbosa

Nutróloga Pet

CRMV8267

Formiga-MG