Misturar ração e Alimentação Natural

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Misturar ração e Alimentação Natural
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




Uma coisa é oferecer ração como base da alimentação e ocasionalmente dar um pedaço de fruta, legume ou carne para o cão se distrair. Outra coisa, bem diferente, é oferecer, sem critério algum, ração misturada a alimentos diversos.

Tudo bem oferecer até 10% do total diário da dieta na forma de petiscos. Um exemplo prático: se seu cão come 200 gramas de ração por dia, você pode oferecer a ele até 20 a 30 gramas de algum outro alimento saudável por dia, e por “alimento saudável” entenda carnes, frutas, legumes, vísceras, ovos, peixes, iogurte e cereais. Doces, frituras, ossos cozidos, pães franceses ou recheados, etc, não são alimentos apropriados para os pets e devem ser evitados.

A ração é um alimento completo e balanceado. Isso significa que ela foi matematicamente formulada para fornecer minerais, vitaminas e nutrientes como lipídeos, proteína e carboidratos na medida certa para a espécie e idade de seu animal de estimação. Veja abaixo o que pode acontecer se, junto com a ração, você oferecer diariamente:

Carnes e vísceras: seu pet ingerirá um excesso de fósforo, e até de proteína, caso a ração que ele esteja recebendo contenha um teor de proteínas moderado ou elevado. O fósforo é um mineral presente nas carnes e, em geral, extremamente abundante em vísceras como o fígado.

Vegetais: a oferta de legumes, verduras e frutas em grande quantidade irá diluir os teores de proteína e gordura da ração. Não estamos acostumados a pensar em “dieta” como sendo tudo o que é ingerido ao longo de um dia, mas é assim que funciona.

Mas, o mais complicado mesmo é que a ração e a Alimentação Natural possuem composições muito diferentes, que requerem processos digestivos diferentes. A ração passa mais tempo sendo digerida no intestino porque os grãos da sua composição precisam passar por um pouco de fermentação, enquanto a carne da composição da NA é digerida principalmente no estômago, onde passa mais tempo.

Fonte: site Cachorro Verde